Com o objetivo de fomentar a empregabilidade, formação e networking, o Pretahub, hub de criatividade, inventividade e tendências pretas anunciou hoje, 30 de setembro, o lançamento do Bioma Comunicação Ancestral. A iniciativa visa ofertar conteúdos educativos a fim de uma transformação territorial que catalisa e conecta os profissionais de comunicação negros, indígenas, periféricos e LGBTQIAPN+ com o mercado de trabalho.
Com dimensões on e offline, o Bioma busca uma mudança de cultura dentro da Comunicação que fortaleça narrativas diversas. Dentro de sua plataforma online, ele apresenta múltiplos benefícios de acordo com a segmentação do público. Para os profissionais, serão ofertados conteúdos educativos de forma gratuita, incluindo o curso que apresenta a Comunicação Ancestral enquanto metodologia inovadora. Além da possibilidade de participar de uma comunidade vocacionada ao fortalecimento de profissionais diversos. Já para as empresas, empreendedores, e marcas e organizações sociais, o benefício será ter acesso a profissionais com esse perfil diverso e que atuem de modo a mobilizar a comunicação em busca da ampliação do impacto social. Somado a possibilidade de realização de cursos para times internos de comunicação, formações, entre outros.
“O Bioma estimula o impacto, respeitando a dinâmica local e o protagonismo daqueles que vivem as demandas sociais do dia a dia. É uma estratégia baseada em valores e conhecimentos e protagonismo territorial, que constrói coletivamente, dissemina pedagogicamente e capacita as pessoas impactadas por ela – de forma eficaz e efetiva. Ele se envolve com aqueles que vivenciam as demandas da transformação diariamente”, afirma Adriana Barbosa, CEO do PretaHub e idealizador da iniciativa.
Para a construção do projeto, o hub realizou uma pesquisa que revelou as principais dificuldades e oportunidades da Comunicação feita a partir de organizações sociais. Com os dados em mãos, contou com um time de criativos e profissionais que por meio da Teoria da Mudança realizaram uma imersão a fim de elaborar premissas de uma outra forma de ver e fazer comunicação que gerasse impactos sociais mais amplos e constantes.
De acordo com o Relatório de Diagnóstico os principais desafios são: ter equipes de pequeno porte e trabalho sobrecarregado, não criar nem executar planos para projetos e marcas institucionais, conectar e ganhar relevância entre os públicos mais jovens, não utilizar métricas de rastreamento e automação devido ao fraco conhecimento de Search Engine Optimization (SEO), e não priorizar a comunicação como parte essencial da estratégia institucional.
Juliana Gonçalves, PMO do projeto Bioma Comunicação Ancestral, afirma que a plataforma espera influenciar todo o ecossistema dessa área que muitas vezes ignora saberes territoriais, inferioriza corpos racializados e que ignora a potência criativa que surge de corpos diversos. “O Bioma não reproduz a lógica desigual do mercado que ignora essa potência criativa e cria hierarquias de saberes, ele registra e sistematiza a memória e articula esse meio enquanto ferramenta estratégica de construção de legado. Esperamos contribuir com a inclusão de cada vez mais diversidade na área, pois temos plena ciência que a mudança de cultura ocorre também quando as decisões estratégicas passam a ser tomadas por outros corpos”, enfatiza a coordenadora do projeto.
O Bioma é um ecossistema vivo que contempla plataforma virtual com e-learning, banco de talentos, gestão de comunidade, consultorias e serviços. Além disso, contará com encontros estratégicos com times de comunicação e marcas/empresas empregadoras.
Os profissionais poderão se cadastrar a partir do dia 05 de outubro através do link que será disponibilizado nas redes sociais do Bioma e do PretaHub.
Texto: Halitane Rocha