sábado,23 novembro, 2024

Presidente da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá fala sobre projetos realizados 

A servidora pública estadual Janaina Santana atua como presidente na Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC) há dois anos. A ideia para criar a Associação surgiu a partir de um reencontro entre Janaina, que enfrentou um câncer de mama em 2016, com sua amiga Danúbia Rondon, que também passou pelo diagnóstico e tratamento de um câncer de mama.   

A Associação foi criada em 2020 com o objetivo de amparar pacientes com diagnósticos oncológicos em Cuiabá, independentemente do tipo de câncer, gênero ou faixa etária. A entidade não possui auxilio do governo e sobrevive por meio de doações e parcerias com empresas privadas. Atualmente contabiliza 190 assistidos no total, sendo 18 crianças. A presidente reforça, com muita positividade, sobre a importância e a força da esperança para as pessoas que enfrentam a doença. 

“É uma honra ser AAPOC. Nós acolhemos todos os tipos de pacientes com câncer, seja de mama, próstata, fígado, cérebro, leucemia entre vários outros. Fazemos doações de alimentos, medicamentos, cateter, suplementos, próteses de silicone. A AAPOC veio para fazer a diferença. Verificamos quais são as necessidades dos nossos associados para entendermos onde e como podemos agir. Auxiliamos pacientes do SUS e do particular. É importante dizer que, além dos bens materiais, nós doamos esperança para as pessoas”, diz Janaina.   

Foto: Eloisa Borges

De acordo com Janaina, o Sistema Único de Saúde (SUS) doa somente um lado da prótese de silicone para as mulheres que precisaram retirar a mama. Dessa forma, com o intuito de restaurar a autoestima das pacientes, a AAPOC doa o outro lado da prótese.  

Aqueles que querem ajudar a causa podem realizar doações por meio do PIX 41.231.787/0001-80. Além dessas doações esporádicas, existem também os denominados Anjos da AAPOC. Quem tem o interesse de se tornar se tornar um dos Anjos da AAPOC podem contribuir com uma quantia de R$20,00 mensais ou entrar para o grupo de voluntários no WhatsApp, contribuindo quando houver alguma necessidade. Outra forma de ajudar é adquirindo os produtos do projeto, como canecas, camisetas, lenços, bottons, agendas e planners. Essas peças podem ser encontradas no Brechó da Serra e no Espaço Hype.   

Outra ação promovida pela AAPOC é a doação de marmitas para os pacientes em quimioterapia do Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá (ITC).  As marmitas são entregues todas segunda-feira, às 10h e são feitas pela própria presidente.   

Janaina conta que o artista Rafael Jonnier é o responsável pela criação da marca. “O laço é um dos símbolos da luta contra o câncer, foi então que o tradicional laço ganhou rostos e cores, simbolizando o avivamento, a alegria, e a esperança que levamos a cada um dos nossos assistidos. Antes de olhar o câncer, precisamos olhar a pessoa, seus sonhos, sua trajetória e ajudá-la a passar por essa batalha com dignidade”, relata.   

Todos os meses são feitas campanhas específicas associando o tipo de câncer e as cores representadas pelo mês em questão. O Instagram oficial da entidade, @aapoc.oficial, serve como fonte de informação para aqueles que buscam se conscientizar mais sobre o tema.

          Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por Associação Pacientes Cuiabá (@aapoc.oficial)

Em comemoração ao mês das mulheres, no dia 18 de março será realizado na própria sede da Associação durante o período da manhã um curso de maquiagem para os associados. Servidora pública, presidente da Associação e mãe, Janaina se mostra uma pessoa dedicada e de muita fé que busca transformar positivamente a vida das pessoas. 

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados