A servidora pública estadual Janaina Santana atua como presidente na Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC) há dois anos. A ideia para criar a Associação surgiu a partir de um reencontro entre Janaina, que enfrentou um câncer de mama em 2016, com sua amiga Danúbia Rondon, que também passou pelo diagnóstico e tratamento de um câncer de mama.
A Associação foi criada em 2020 com o objetivo de amparar pacientes com diagnósticos oncológicos em Cuiabá, independentemente do tipo de câncer, gênero ou faixa etária. A entidade não possui auxilio do governo e sobrevive por meio de doações e parcerias com empresas privadas. Atualmente contabiliza 190 assistidos no total, sendo 18 crianças. A presidente reforça, com muita positividade, sobre a importância e a força da esperança para as pessoas que enfrentam a doença.
De acordo com Janaina, o Sistema Único de Saúde (SUS) doa somente um lado da prótese de silicone para as mulheres que precisaram retirar a mama. Dessa forma, com o intuito de restaurar a autoestima das pacientes, a AAPOC doa o outro lado da prótese.
Aqueles que querem ajudar a causa podem realizar doações por meio do PIX 41.231.787/0001-80. Além dessas doações esporádicas, existem também os denominados Anjos da AAPOC. Quem tem o interesse de se tornar se tornar um dos Anjos da AAPOC podem contribuir com uma quantia de R$20,00 mensais ou entrar para o grupo de voluntários no WhatsApp, contribuindo quando houver alguma necessidade. Outra forma de ajudar é adquirindo os produtos do projeto, como canecas, camisetas, lenços, bottons, agendas e planners. Essas peças podem ser encontradas no Brechó da Serra e no Espaço Hype.
Outra ação promovida pela AAPOC é a doação de marmitas para os pacientes em quimioterapia do Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá (ITC). As marmitas são entregues todas segunda-feira, às 10h e são feitas pela própria presidente.
Janaina conta que o artista Rafael Jonnier é o responsável pela criação da marca. “O laço é um dos símbolos da luta contra o câncer, foi então que o tradicional laço ganhou rostos e cores, simbolizando o avivamento, a alegria, e a esperança que levamos a cada um dos nossos assistidos. Antes de olhar o câncer, precisamos olhar a pessoa, seus sonhos, sua trajetória e ajudá-la a passar por essa batalha com dignidade”, relata.
Todos os meses são feitas campanhas específicas associando o tipo de câncer e as cores representadas pelo mês em questão. O Instagram oficial da entidade, @aapoc.oficial, serve como fonte de informação para aqueles que buscam se conscientizar mais sobre o tema.
Ver essa foto no Instagram
Em comemoração ao mês das mulheres, no dia 18 de março será realizado na própria sede da Associação durante o período da manhã um curso de maquiagem para os associados. Servidora pública, presidente da Associação e mãe, Janaina se mostra uma pessoa dedicada e de muita fé que busca transformar positivamente a vida das pessoas.
Por: Victória Oliveira