O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), garantiu que a isenção da alíquota da previdência para os servidores aposentados e pensionistas portadores de doença rara será ainda na folha de março. Ao todo, 658 servidores serão beneficiados com a proposta que deve ser votada logo após o retorno do lockdown decretado no Parlamento Estadual.
O socialista disse que a medida é uma forma de amenizar a dificuldade que passam esses servidores que precisam do dinheiro para pagar os tratamentos. Ainda de acordo com Max, o governo já tinha a intenção de encaminhar a mensagem ainda no fim do ano, mas acabou sendo adiado.
A proposta também foi uma sugestão da comissão montada no Legislativo e apresentada na reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) realizada nessa quinta-feira (25). Hoje os parlamentares foram chamados pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e puderam debater o assunto diretamente com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
“O projeto terá prioridade total. Chegando na Assembleia temos o compromisso de aprovar no menor prazo possível. Na primeira sessão do retorno já queremos aprovar primeira, e, em segunda, se possível, já para valer para a folha março”, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (26).
Sobre a questão da isenção para os demais aposentados, o presidente da AL preferiu não polemizar: “cada dia com sua agonia”. Ele diz que os parlamentares estão estudando também alternativas para amenizar o impacto financeiro e não penalizar os aposentados, algumas das possíveis soluções seriam recursos oriundos da corrupção ou incentivo fiscal.
Fonte: Assessoria ALMT