Em noite de premiação, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) anunciou os quatro vencedores da etapa estadual do 10ª Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) no dia 1º de setembro. O evento reuniu cerca de 100 profissionais da imprensa mato-grossense, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), onde conheceram os quatro trabalhos premiados – jornalismo em texto, áudio e vídeo (vencedores) e o finalista em fotojornalismo -, que ganharam a participação em uma missão técnica do Sebrae/MT (para Recife e para São Paulo) e ainda representarão o estado na próxima etapa regional.

O 10ª Prêmio Sebrae de Jornalismo alcançou a marca histórica de 1.899 trabalhos inscritos em todo o país, crescimento de 65% em relação ao ano passado. Em Mato Grosso, ao todo, 44 produções concorreram na etapa estadual e todos serão contemplados com uma press trip à quatro regiões turísticas de Mato Grosso.

O protagonismo do jornalismo para o empreendedorismo mato-grossense foi evidenciado pela diretoria do Sebrae/MT.

“O Prêmio Sebrae de Jornalismo não é apenas uma honraria, mas também um reconhecimento profundo da significativa contribuição que os profissionais da imprensa oferecem à promoção e ao crescimento dos micro e pequenos empreendedores”, avaliou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MT, Jonas Alves.

Nesta etapa estadual os primeiros colocados nas categorias de jornalismo em texto e fotojornalismo ganharam voucher para participar da missão Case Startup, que será em São Paulo (SP). Já os vencedores estaduais nas categorias áudio e vídeo, participarão da missão técnica Festival Rec’N Play, em Recife (PE). As duas missões serão realizadas em novembro deste ano.

Além de ganharem voucher de participação para as missões, os primeiros colocados nas quatro categorias receberam troféu e certificado. Jornalistas dos veículos da TV Centro América, Folha do Estado, PNB Online e do Podcast Olha a Xepa levaram as premiações na etapa estadual e irão representar o estado na próxima fase regional.

“Premiados ou não, todos são os multiplicadores de nossas ações, são incentivadores dos empreendedores que encorajam e inspiram outros empreendedores. A entrega dos prêmios marca a conclusão de um ciclo de reconhecimento da força do jornalismo e profissionais da comunicação, queremos que todos recebam esse carinho e amor que colocamos nesta 10º edição”, destacou Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.

Já para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, o trabalho jornalístico é fundamental para o empreendedorismo. “Além de ser um trabalho estratégico, que faz com que as informações cheguem no tempo, também ajuda o empresário a entender melhor o seu negócio e assim tomar decisões assertivas”, pondera.

Ao conquistar o 1º e 2º lugar da categoria jornalismo em áudio, Elaine Coimbra vibrou com a premiação estadual e classificação para etapa regional.

“O que o Sebrae faz para incentivar um jornalista a continuar levando informações importantes e ricas e isso é muito gratificante. É com a ajuda do Sebrae que a gente consegue informações verdadeiras e podemos contar histórias que motivam outros empreendedores a ressignificar o seu negócio”, comemora Elaine.

ETAPA REGIONAL

O 10ª Prêmio Sebrae de Jornalismo é dividido em três etapas (estadual, regional e nacional) e conta com premiações em quatro categorias, sendo elas fotojornalismo, jornalismo em vídeo, texto e áudio.

“Os finalistas desta categoria estadual vão para a etapa regional [Centro-Oeste] que é classificatória, portanto não levarão prêmios. Desses, os selecionados irão para a etapa nacional que acontecerá em novembro, em Brasília, onde serão premiados com celulares e notebooks. Além disso, eles irão concorrer para ‘Empreendedorismo Social’ e o ‘Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo’, que são outras duas categorias especiais”, explica Marlei Rosa, gerente de Comunicação Institucional do Sebrae/MT.

Em reconhecimento ao papel do jornalismo para o fomento do empreendedorismo no estado, o Sebrae/MT irá contemplar todos os 44 participantes inscritos no PSJ de Mato Grosso com uma press trip, que será realizada em 2023.

“Eles irão conhecer quatro regiões turísticas de Mato Grosso [Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Poconé e Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio e Barão de Melgaço]. Os participantes serão divididos em quatro grupos para realizar visitas às cidades que tiveram o turismo desenvolvido com o apoio do Sebrae/MT”, informa Marlei Rosa.

Confira a lista dos vencedores

CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO

– 1º lugar: Ana Barros (Folha do Estado)

Conheça a jornada de quatro mulheres que superaram desafios e se tornaram donas de seus próprios negócios

– 2º lugar: Cíntia Rocha Santana (Primeira Página)

 Seu problema pode valer muito dinheiro; ou melhor, a solução dele

– 3º lugar: Fernanda Safira Soares Campos (PNB Online)

 Empresária exalta a autoestima negra ao aliar negócio com propósito social

CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO

– 1º lugar: Ianara Garcia Moura | Equipe: Ianara Garcia Moura, Marcelo Souza, Cinthya Rocha (TV Centro América)

 Sebrae traça perfil de mulheres empreendedoras de MT

– 2º lugar: João Carlos Morandi | Equipe: Idemar Marcatto, Mário Garcia, Gustavo Nolasco, Carol Fazzio (TV Centro América Sinop)

 Exemplos de Empreendedorismo

– 3º lugar: Ianara Garcia Moura | Equipe: Ianara Garcia Moura e Claudio Alfonso (TV Centro América)

Concurso escolhe melhores receitas e valoriza trabalho das merendeiras

CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO

– 1º lugar: Elaine Coimbra (Podcast Olha a Xepa!)

Ela mudou a realidade econômica de 55 Redeiras, depois do empreendedorismo

– 2º lugar: Elaine Coimbra(Podcast Olha a Xepa!)

 Empreender é ressignificar!

– 3º lugar: Suelen de Alencar e Silva | Equipe: Raul Ruffo (Rádio Centro América FM)

Economia criativa local

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

Fernanda Safira Soares Campos (PNB Online) – classificada

Informações sobre o trabalho Empresária exalta a autoestima negra ao aliar negócio com propósito social

OBS: Categoria teve apenas 1 (um) trabalho disputando a Etapa Estadual. O trabalho atingiu a nota de corte de 3 (três) pontos e se classificou para a Etapa Regional.

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT