Para debater as ações inovadoras que a gestão municipal vem desenvolvendo, a Prefeitura de Aracaju realiza a Semana de Inovação. Organizada pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), através da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), a ação acontece nesta segunda e terça-feira, dias 5 e 6, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
O evento tem como objetivo apresentar e discutir, entre os servidores que compõem a administração municipal, os avanços da gestão na construção de uma cidade moderna e criativa. Durante a abertura, o gestor da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, destacou como a busca pela modernização é uma característica que marca a gestão, não apenas no âmbito da tecnologia.
“Esse momento de debate é importante para reforçarmos a cultura do pensar diferente e buscar alternativas para as rotinas de forma inovadora. Ao assumir, o prefeito Edvaldo Nogueira se deparou com problemas complexos, e foi com a visão de inovação, de pensar diferente e de estimular todo o corpo técnico para inovar seus processos de trabalho que os desafios foram vencidos e a gestão avançou. Inovação não é só tecnologia, softwares e equipamentos novos. É pensar diferente na forma de gerir e de otimizar os processos de trabalho, e é nisso que a gestão vem trabalhando de maneira contínua”, explica o secretário.
De acordo com o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, a ideia do encontro é estimular a pesquisa de novas soluções e a troca de experiências inovadoras. “Em qualquer gestão, se você fica na mesmice e não encontra mecanismos para enfrentar os velhos problemas de maneira nova, acaba caindo na rotina e não avança. A Prefeitura de Aracaju vem inovando, por mérito do prefeito, dos secretários e de toda a equipe, que decidiram se dedicar a novas formas para buscar a melhoria da prestação de serviços para a população. Nosso foco é buscar desenvolver os serviços de maneira cada vez melhor para a população. Fazer mais e melhor tem que ser um objetivo contínuo”, destaca Bosco.
Palestra
A programação deste primeiro dia contou com palestra do economista Rodrigo Rocha, que é presidente do Instituto Euvaldo Lodi, sobre os desafios e possibilidades da inovação na gestão pública. “A inovação é um tema fundamental na vida das pessoas e o setor público tem que cada vez mais se engajar nesse tema, e a Prefeitura vem dando grande importância a isso. Inovar é desafiador, de uma forma geral, e o setor público tem desafios específicos, mas a gente consegue implantar novas ideias com um custo baixo, com a possibilidade de atender a sociedade de uma forma ainda melhor e sem gerar tantas dificuldades para a sociedade”, pontua o palestrante.
O assessor de Planejamento da Controladoria-Geral do Município (CGM), Antônio Álvaro de Carvalho, elogiou a palestra e reforçou a importância de estimular posturas inovadoras e criativas no cotidiano do trabalho. “Essa iniciativa é boa para a Prefeitura, para o servidor e para a comunidade, pois serve de motivação e incentivo para todo o corpo técnico da administração municipal. A Esgap dá um apoio muito grande ao desenvolvimento da gestão nas suas atividades, proporcionando um atendimento com mais eficácia para a sociedade. A organização está de parabéns, pois essas atividades ajudam a pensar de forma mais criativa para fazer as coisas de forma diferente”, afirma.
Programação
O evento tem continuidade nesta terça-feira, 6, com uma roda de conversa voltada para o debate sobre as inovações que estão sendo colocadas em prática em diferentes setores da gestão. A programação contará com a presença dos secretário municipais do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira; da Fazenda (Semfaz), Jeferson Passos; da Educação (Semed), Ricardo Abreu; e da Saúde (SMS), Waneska Barbosa.
Além destes, a roda de conversa também contará com a participação do consultor do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, Júlio Filgueira, juntamente com o coordenador do setor, Wilson Amaral; do diretor de Inovação, Walter Júnior; e do coordenador-geral da Tecnologia da Informação da Seplog, Cláudio Luiz Silva.
Fonte: Aracaju-SE