Quem nunca sofreu com uma mensagem desalinhada, que atire a primeira pedra.
Conheço gente que até errou o dia da festa, mas isso nem se compara aos danos comerciais que uma má comunicação pode ocasionar.
Nas palavras de Mario Quintana: “A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas. Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta.”.
Qualquer obstáculo, perceptível ou não, que prejudique a fluidez da mensagem, pode ser chamado de ruído na comunicação.
Metaforicamente, vamos pensar em um exemplo onde a sua mensagem será dada de presente para alguém.
Neste caso, a MENSAGEM, é o conjunto de informações, que seguem um assunto, chamado CONTEXTO. Por ser frágil e de fácil contaminação, ela precisa ser embalada.
Por isso, cuidadosamente, é colocada dentro de uma caixa, denominada CÓDIGO, dos quais temos diversos tipos, como o português, inglês, alemão, chinês e por aí vai.
De um lado, fica o EMISSOR, que é aquele que produz a mensagem e de outro, o RECEPTOR, que é quem a recebe.
O EMISSOR precisa enviar o presente para o RECEPTOR, então o coloca em uma esteira que se chama, CANAL.
A comunicação efetiva ocorre quando o EMISSOR embrulha a mensagem, com laço vermelho, coloca na esteira e o RECEPTOR a recebe incólume, tal como foi preparada.
Acontece que na presença de ruídos, a mensagem chega amassada, quebrada, ou é extraviada durante o percurso.
Há uma série de fatores que colaboram para que isso aconteça: barulhos do ambiente, falha no sistema, dificuldade de concentração em uma conversa ou excesso de termos entendidos por um pequeno grupo de pessoas, por exemplo.
Na esfera corporativa, há muitos casos em que o gestor não estipula as metas de maneira clara e ao dividir o trabalho entre a equipe, dificulta o entendimento do que deveria ser feito, o que leva muitas vezes, à procrastinação dos envolvidos.
Importante registrar também que, empresas que não possuem o hábito de limpar os ruídos na comunicação, afastam clientes, por tentarem um diálogo robotizado demais.
Embora a comunicação não seja controlada apenas pelo Emissor, aquele que pratica a audição, possui maior probabilidade de que a mensagem chegue intacta ao seu destino.
Por isso, tomar consciência de que os ruídos existem e buscar formas de solucioná-los de maneira estrategicamente clara, é o que vai separar o joio do trigo, ante à desenfreada concorrência.
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