O recurso consegue ‘limpar’ a parte visível de uma sala ou até mesmo reformulá-la completamente para parecer in’mais chique’

Precisa ligar a câmera em uma reunião por videochamada, mas a casa está bagunçada? A Microsoft tem a solução. Durante a conferência Microsoft Ignite, a big tech revelou uma série de novos recursos baseados em inteligência artificial para aprimorar as reuniões virtuais — entre eles, uma ferramenta que possibilita ‘arrumar’ virtualmente a bagunça da casa.

Chamado “Decorate your Background”, o recurso tem lançamento previsto para o início de 2024 para usuários do Teams Premium. Segundo o portal TechCrunch, a ferramenta, essencialmente, “usa IA para assumir o papel de um decorador de interiores e realizar uma reforma virtual no cenário da videochamada, arrumando e até mesmo decorando o espaço”.

Conforme demonstrado ao público durante o evento, o recurso consegue ‘limpar’ a parte visível de uma sala ou até mesmo reformulá-la completamente para parecer ‘mais chique’. Caso o usuário esteja trabalhando durante as festas de fim de ano, também existe um ‘modo comemoração’.

Outra ferramenta notável anunciada pela Microsoft é a introdução de uma tecnologia de isolamento de voz no Teams. O recurso, único em sua capacidade de filtrar outras vozes – não apenas ruídos de fundo -, garante que a voz do usuário permaneça limpa e isolada nas reuniões. Esse recurso também chega em 2024.

A Microsoft também está investindo mais em ferramentas de realidade virtual por meio do Microsoft Mesh, uma experiência imersiva de local de trabalho em 3D. O Mesh permite que os usuários interajam em um espaço virtual que parece tão real quanto estar na mesma sala.

Microsoft Mesh — Foto: Divulgação/Microsoft
Microsoft Mesh — Foto: Divulgação/Microsoft

Os principais recursos dos espaços imersivos no Teams, disponíveis já a partir de janeiro de 2024, incluem avatares personalizáveis, vários ambientes 3D específicos para diferentes tipos de reuniões e atividades interativas. Os usuários podem desfrutar de áudio especial para conversas claras em subgrupos, reações ao vivo para comunicação expressiva e a capacidade de se movimentar livremente nesses espaços virtuais.

O Mesh permitirá que os palestrantes interajam de forma mais eficaz com os participantes durante eventos imersivos, incorporando recursos como levantar a mão durante uma sessão de perguntas e respostas, aumentando o envolvimento e imitando experiências reais.

Texto: Epoca Negocios