O Porto Digital será o gestor do espaço do Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – Hub Goiás, o primeiro hub público de inovação da Região Centro-Oeste. O contrato terá duração de 36 meses ao custo de R$ 24,3 milhões. A homologação do acordo que designa um dos principais parques tecnológicos do País será publicado no Diário Oficial do
Estado desta quarta-feira (26).
Inaugurado em fevereiro, o Hub Goiás está localizado no Setor Universitário, em Goiânia. O espaço é destinado a ações inovadoras com foco no empreendedorismo e, com isso, no fomento da economia goiana. O Porto Digital, por sua vez, está localizado no Recife, e é referência na produção de softwares e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), além da gestão do espaço físico do Hub, o Porto Digital irá fomentar o ecossistema goiano de inovação, com ações estratégicas do Programa Inovar Mais – R$ 4,5 milhões devem ser aplicados nesta área, um dos principais objetivos da criação do Hub Goiás.
De acordo com o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, a licitação contou com vários critérios de seleção: Entre os principais, enumera “a experiência na gestão de ambientes de inovação, no apoio ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores (startups) e na interação e articulação entre grandes empresas, investidores, instituições de ensino e pesquisa, startups e governos”.
José Frederico explica que o Porto Digital será responsável por criar todas as condições de governança e logística para o pleno funcionamento do espaço, entre elas a gestão operacional, as ações de empreendedorismo e inovação no estado, o desenvolvimento de programas de inovação aberta, o desenvolvimento de talentos, a gestão da Estratégia de Comunicação e Divulgação do espaço, e a promoção de atividades que conectem e favoreçam
as comunidades de inovação.
Próximos passos
O secretário vai para Recife, onde fica a sede do Porto Digital, nesta semana, para conhecer o ecossistema criado e gerido pela organização. Na agenda, está prevista reunião de trabalho sobre o Hub Goiás, além de visita ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e ao Innovation Center da Accenture, empresa líder global em serviços profissionais, cujo centro de inovação está instalado no parque do Porto Digital, na capital pernambucana.
José Frederico ressalta a importância de ambientes de inovação, como HUBs e parques tecnológicos, para promover o desenvolvimento local. “É importante ter como parceiros organizações que tenham expertise no assunto, e o Porto Digital tem reconhecimento nacional e internacional”, explica. (João Pedro, estagiário do GJC em convênio com a UFG).
Fonte: O Popular