sexta-feira,22 novembro, 2024

Por que as startups latinas captaram 60% a menos em fevereiro?

Primeiro, a boa notícia. O Brasil segue à frente do cenário de funding na América Latina, representando 49% (US$ 142,7 milhões) dos investimentos feitos na região em fevereiro de 2023. Agora, a má notícia. No último mês, as startups latino-americanas levantaram apenas US$ 289.5 milhões em aportes, uma queda de 60% em relação a janeiro.

E janeiro já tinha sido um mês ruim – o pior em 5 anos quando se trata de aportes. Segundo o Startup Activity Report da Sling Hub, o resultado causou um grau de desconfiança no mercado, diminuindo as expectativas para o mês seguinte. Historicamente, fevereiro sempre tem uma performance mais fraca do que janeiro por conta do Carnaval e do menor número de dias no mês. Mesmo assim, os resultados de 2023 ficaram aquém do esperado.

Os US$ 289,5 milhões foram distribuídos em 53 rodadas de investimento, o menor número desde 2017. Os deals tiveram um ticket médio de US$ 6.4 milhões, queda de 63% ano a ano e retração de 50% em relação a janeiro. Mas usando a mediana de funding (US$ 1,9 milhão) como parâmetro, a queda é bem mais singela, resultando em uma diferença inferior a 2% ano a ano e menor que 20% mês a mês.

Fintech segue sendo o segmento com maior arrecadação de fundos, chegando a US$ 98 milhões (cerca de 34% do total investido em startups latinas no mês). No entanto, os dados da Sling Hub mostram que o volume captado por essas empresas diminuiu no último mês. O segmento levantou cerca de 49% do volume de funding mensal em 2022 e ficou como líder em fundraising em 11 dos 12 meses. Em seguida, aparecem os setores de Logtech e HRtechs.

As corporações participaram de 11 rodadas do mês, um aumento de 10% ano a ano. Contudo, o volume captado por elas caiu 9% em relação ao último fevereiro e 46% em relação a janeiro. Em relação aos M&As, fevereiro contou com 22 transações, sendo 18 aquisições e 4 fusões. O resultado foi o mesmo que em janeiro e caiu apenas 8% em comparação com fevereiro do ano passado, mesmo ficando abaixo da média de 2022 (25).

Healthtech e startups de marketing foram as mais adquiridas no mês, cada setor com 3. Fintech e deep tech empataram em 2º lugar com 2 startups adquiridas cada. O Brasil foi o país com maior número de startups vendidas, totalizando 15, o melhor resultado desde novembro de 2022 (16).

Fonte: Startse

Redação
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