Os sonhos podem ser incompreensíveis e malucos, mas o consenso é que vale a pena registrá-los, uma vez que isso impulsiona avanços criativos e pode te tornar uma pessoa mais inventiva. Para se ter uma noção, o sonho pode inclusive sugerir transtornos, como a ansiedade.
Recentemente, um artigo científico publicado na revista Dreaming acompanhou 76 participantes, metade deles com diagnóstico para um transtorno de ansiedade. Durante um período de 21 dias, os envolvidos tinham que preencher um diário de sonho, onde descreviam com detalhes as experiências vividas durante a noite.
Ao fim das três semanas, os conteúdos foram avaliados com base em um sistema de análise chamado Hall and Van de Castle. Através da pesquisa, os autores descobriram que o grupo com ansiedade teve sonhos com temas em comum:
- Perseguição
- Agressões físicas
- Sustos e estado de choque
- Brigas
- Medo sobre ações agressivas de outras pessoas
- Medo de cair e correr o risco de cair
- Ser excluído e ser rejeitado em situações sociais
- Falecimento de pais e familiares
- Acidentes de carro ou avião
- Falhas e planos mal sucedidos
Os cientistas destacaram que os movimentos em alta velocidade foram elementos importantes nas experiências emocionais de pessoas com o transtorno.
Segundo os autores do estudo, os participantes ansiosos tiveram uma tendência maior a analisar e a desconstruir as experiências noturnas, o que pode ser ligado a um comportamento da doença que leva as pessoas a estarem mais preocupadas com as situações que estão vivendo. No entanto, os próprios pesquisadores ressaltam que apenas um especialista pode realizar o diagnóstico adequado do transtorno e dar início ao tratamento.
Uma teoria mais atual sobre por que sonhamos é que isso ajuda a classificar, organizar e processar todos os estímulos de nossa vida. Às vezes, a resposta para um problema que você não pode resolver pode surgir durante um sonho mais criativo. De qualquer forma, os cientistas lançam luz sobre benefícios de registrar seus sonhos.
Fonte: CNN Health, O Globo
Por: Nathan Vieira