O setor de recursos humanos do Bradesco tinha uma missão para este ano: melhorar os processos seletivos e dar mais agilidade à busca por candidatos. Para resolver esse problema, a resposta do banco foi se unir a seu braço de inovação – o InovaBra habitat – para procurar e validar soluções de startups. A busca foi bem-sucedida. O Bradesco firmou parceria com duas empresas para melhorar a contratação de novos funcionários.
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As escolhidas foram a Rankdone e Jobecam. A primeira criou uma plataforma de testes de conhecimentos online. Já a segunda permite fazer entrevistas em vídeo às cegas – sua tecnologia transforma os rostos e as vozes das pessoas em avatares animados. A Rankdone já está sendo usada pelo banco, e a Jobecam deve entrar nos processos de seleção em breve.
O uso da tecnologia no setor de RH do banco é novidade. “O que a gente tinha de tecnologia eram coisas muito básicas, mais voltadas aos nossos controles de gestão, base de dados de currículos”, diz Juliano Marcilio, diretor de RH do Bradesco.
“Temos grandes expectativas do que a Jobecam vai nos trazer e aportar. Você retira os vieses, porque o programa muda a voz do candidato e a sua imagem não aparece. Assim, você fica muito mais concentrado no conteúdo da entrevista, na competência, atitude do candidato e na forma como ele se coloca”, diz Juliano.
Já com a Rankdone, o banco conseguirá avaliar a qualificação de muito mais candidatos. “A velocidade é a primeira grande vantagem, a gente consegue fazer com que mais candidatos passem pelo processo por um período mais curto de tempo”, diz Juliano. Além disso, a plataforma oferece “uma experiência fluída para o candidato”, afirma o executivo. A tecnologia já reduziu em 65% o tempo da etapa de testes. Além disso, a quantidade de pessoas que completam os testes cresceu 70%.
Essa melhor experiência do candidato vem, além da plataforma, de uma diretriz da Rankdone: os testes têm, em média, 6 perguntas. “Nos testes de hard skills, descobrirmos que aumentar o número de perguntas não muda muito o índice de acerto dos candidatos. No caso dos testes de soft skills, o candidato consegue responder o teste em 10 minutos, então isso não causa nenhuma fricção no processo”, explica Marcelo Marques, CEO da startup. “Além dos testes, damos um feedback para que o candidato estude os assuntos que ele errou. Isso melhora em 48% a empregabilidade dele”, diz ele.
Os testes da startup já foram usados por mais de 15 mil candidatos a vagas no Bradesco. Com o tempo e o uso de dados, o banco consegue ser ainda mais assertivo na escolha dos testes que irá aplicar a cada função. “À medida que mais pessoas entram e começam a ter uma história de sucesso dentro da organização, consigo ver quais foram os testes que melhor selecionaram os candidatos”, afirma Juliano.
Vida nova no setor de RH
Para Juliano, a parceria com as startups trouxe também benefícios internos no setor de recursos humanos do banco. “O nível de energia é outro, é muito animador ver que a gente está fazendo diferente, com energia diferente. Isso gera engajamento de toda a estrutura, todo mundo percebendo como está agregando valor para o processo”, diz. “Sentimos que estamos cumprindo nosso papel dentro da organização de maneira mais eficiente e mais moderna.”
Fonte: Época Negócios