sexta-feira,22 novembro, 2024

Poluição na Índia: Suprema Corte do país ordena que estados vizinhos a Nova Délhi parem com as queimadas na agricultura

Na semana passada, a qualidade do ar na capital indiana atingiu níveis perigosos

Após a poluição do ar em Nova Délhi ter atingido níveis perigosos na semana passada, a Suprema Corte da Índia emitiu uma ordem nesta terça-feira (7) para que seus estados vizinhos façam os agricultores pararem de queimar resíduos de colheitas.

“Orientamos o governo estadual de Punjab e estados adjacentes a Delhi – Haryana, Rajasthan e Uttar Pradesh – para garantir que a queima de (resíduos) de colheitas seja interrompida imediatamente”, disse o juiz Sanjay Kishan Kaul.

Reportagem da Reuters destaca que os agricultores têm por hábito queimar, no final de outubro ou início de novembro, os restos da colheita do arroz para limpar seus campos antes de plantar trigo. O problema é que a fumaça resultante deste processo costuma ser responsável por 30% a 40% da poluição na capital indiana no período, de acordo com a SAFAR, agência de monitoramento da qualidade do ar do governo.

Kaul encarregou a delegacia de polícia local de garantir que as orientações sejam seguidas. O tribunal também sugeriu uma mudança gradual das culturas de arroz para culturas alternativas com menor consumo de água.

Copa do Mundo de Críquete

A péssima qualidade do ar em Nova Delhi nos últimos dias quase provocou o cancelamento da partida entre Bangladesh e Sri Lanka pela Copa do Mundo de Críquete, marcada para segunda-feira (6).

Às 12h do dia anterior, o índice de qualidade do ar (AQI) perto do Estádio Arun Jaitley marcava perto de 400, e chegou a 437 em outras partes da cidade, conforme relatado pela rede Al Jazeera – AQI de 0 a 50 é considerado bom, enquanto qualquer valor entre 400 e 500 afeta pessoas saudáveis e é considerado um perigo para quem tem doenças existentes.

Em alguns momentos, os níveis das partículas PM2,5 mais perigosas – tão pequenas que podem entrar na corrente sanguínea – situavam-se em 184 microgramas por metro cúbico, mais de 12 vezes o máximo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Alguns jogadores e treinadores de ambas as equipes treinaram com máscaras na véspera da partida, e as sessões de treinos anteriores foram canceladas. Os organizadores da competição instalaram purificadores de ar nos vestiários e sprinklers de água foram usados para reduzir os poluentes no ar.

Texto: Um só Planeta

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados