Pesquisadores coletaram 113 formigas em uma ilha na Espanha; destas, duas estavam presas a fibras sintéticas
Um estudo publicado na revista Ecological Entomology mostra fotos inéditas de duas espécies de formigas emaranhadas em plástico. De acordo com a publicação, trata-se de um dos primeiros artigos a documentar o impacto da poluição ambiental aos insetos.
Apesar de a influência de detritos plásticos no ambiente marinho ser amplamente conhecida, como no caso de tartarugas e mamíferos, “nos ecossistemas terrestres, o emaranhado plástico da fauna tem sido largamente ignorado”, diz trecho do estudo.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores coletaram 113 formigas de 40 locais diferentes na ilha de La Palma, na Espanha, em 2022.
Os insetos foram capturados sem contato direto, utilizando tubos Eppendorf colocados abertos no meio do caminho.
Das 113 formigas, três estavam emaranhadas em fibra, mas uma análise laboratorial determinou que somente duas estavam entrelaçadas em plástico.
Segundo a investigação, não foi possível confirmar que a fibra presa à terceira formiga era sintética, e, por isso, ela foi desconsiderada.
Os animais emaranhados ao plástico eram das espécies Lasius grandis e Monomorium sp. De acordo com o estudo, as duas formigas estavam vivas e não apresentavam danos aparentes causados pelas fibras.
Os pesquisadores afirmam que é possível que os animais tenham se emaranhado acidentalmente durante a alimentação ou enquanto transportavam as fibras como material de construção.
Fonte: Exame