O Brasil tem se consolidado como o principal destino de investimentos em startups na América Latina. Segundo a plataforma de inovação Distrito, startups brasileiras captaram US$ 1,46 bilhão em capital de risco desde o início de 2024, montante 9,5% maior em relação ao mesmo período de 2023. Dados como esses intensificam a aposta do Sebrae nas diferentes regiões brasileiras, conectando startups a corporações e investidores com iniciativas como o Observatório Sebrae Startups e Capital Empreendedor.
Grande parte das iniciativas recentes do Sebrae é abraçada pelo Polo de Referência em Startups, coordenado pela unidade de Santa Catarina junto com o Sebrae Nacional. Localizado em Florianópolis (SC), ele conta com uma equipe especializada que oferece recursos, mentorias e conexões estratégicas para o desenvolvimento e crescimento das startups em todo o Brasil. O Polo é responsável pela Plataforma Sebrae Startups, integrando startups aos programas de apoio, e o Observatório, um grande repositório de dados e insights sobre startups e ecossistemas de inovação.
De acordo com Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae, a entidade tem contribuído para fortalecer ecossistemas regionais de inovação em todo o país. “Estamos trabalhando hoje com mais de 13 mil startups mapeadas e queremos dar match entre elas, investidores e as grandes empresas. A Ciência revela a inovação quando toca o mundo real”, comenta Quick. O diretor explica que, há quatro anos, o Sebrae havia mapeado 61 ecossistemas brasileiros com governança ativa.
A instituição tem desenvolvido uma série de programas que promovem essa conexão com o mercado. Enquanto o Catalisa ICT apoia o desenvolvimento de startups oriundas das universidades e centros de pesquisa, o Inova Amazônia estimula o desenvolvimento de empresas inovadoras e sustentáveis ligadas ao bioma. Fortalecendo os negócios que estão à procura de investimentos, o Capital Empreendedor recebeu mais de 1 mil inscrições e prepara os selecionados em uma jornada gratuita de workshops, mentorias e rodadas de negócio.
Os representantes de ecossistemas nacionais e internacionais se encontram anualmente no Startup Summit, evento do Sebrae que se tornou o principal em inovação e empreendedorismo no Brasil. Em 2024, atraiu um público recorde de 9,4 mil participantes e 208 palestrantes, além de 1 mil startups concorrendo ao Prêmio Sebrae Startups.
Para inscrever uma startup na Plataforma Sebrae Startups, basta acessar https://programas.sebraestartups.com.br/
Para conhecer o Observatório e seus relatórios, clique aqui.
Para cursos gratuitos e on-line , acesse https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraestartups.