A relação de sintonia entre a tecnologia e o agronegócio se tornou evidente nos últimos anos. Na piscicultura atual tem surgido muitas inovações nas produções de peixes e pescados, com cada vez mais tecnologias que elevam a produtividade do setor. Por isso, é extremamente importante que piscicultores, comerciantes e consumidores conheçam o que tem chegado de novo nesse ambiente de produção.
A Aquabit trata-se de uma plataforma digital que auxilia os produtores na gestão para criação de peixes e camarões. O CEO da empresa, Ailton Rodrigues, conta que a Aquabit surgiu em Teresina no ano de 2018. A ferramenta foi campeã do Hackathon Aquitech, uma iniciativa desenvolvida entre o SEBRAE e a EMBRAPA. O concurso propõe uma maratona de criação e programação, na qual equipes de até 5 participantes competem entre si para desenvolverem uma solução inovadora, conforme o desafio proposto pela coordenação do evento.
A partir desse momento a equipe iniciou uma imersão no projeto. Eles começaram a visitar propriedades para entender a dinâmica da produção. Atualmente a sede da startup se encontra na cidade de Cascavel no Paraná.
Os produtores podem acessar pela plataforma web ou pelo aplicativo, que pode ser baixado diretamente da Apple Store ou Play Store. Eles têm acesso a todos os cadastros, controles de lotes e tanques, controle do manejo, compra de ração, vendas, controle financeiro, qualidade de água e relatórios.
Com o cadastro dos tanques na plataforma é possível ser feito o acompanhamento dos animais que estão ali. Podendo visualizar a eficiência daquela produção, alimentação, o quanto de biomassa eles obtém entre diversos outros dados do processo de produção até a hora da venda.
“Nós buscamos trazer praticidade para o produtor. É uma ferramenta fácil de ser usada. Principalmente os pequenos produtores, acabam controlando por meio de anotações em papel ou só deixam na memória mesmo. Nesse momento aparece a dificuldade em cruzar esses dados e obter um resultado. Aquele que possui a visão de que é um empreendedor, possui um foco profissional e não somente um hobbie, precisa se preocupar com o processo produtivo dele para obter um bom resultado econômico que garanta que ele continue em atividade”, afirma.
O primeiro acesso para experimentação do Aquabit é gratuito, para realizar a contratação da ferramenta basta entrar em contato por meio do formulário disponível no site ou pelo WhatsApp. Utilizando a versão personalizada da ferramenta, os produtores recebem suporte de um zootecnista.
Após a contratação, caso sinta necessidade, o cliente pode solicitar pela implementação assistida gratuita. Também são disponibilizados vídeos demonstrativos no canal do YouTube da empresa que ajudam no processo de implantação. O Aquabit oferece suporte via whatsapp, ligação e chamada de vídeo em horário comercial de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Por: Victória Oliveira