A complexidade de uma agenda corporativa que contemple o conceito ESG (sigla, em inglês, para Sustentabilidade, Social e Governança) foi exemplificada durante o painel ‘Inovabilidade como fator de diferenciação’, realizado no fórum Encadear 2022, que começou nesta quarta (17) e prossegue até quinta-feira(18) na capital paulista.
Reunindo representantes de três grandes companhias, Coca-Cola, Suzano e Bunge, e as startups Ifood e Unidroid, o debate mostrou que há sinergia no ambiente de negócios quanto à necessidade de inovação socialmente responsável.
“O que nos une é o propósito para transformar o futuro, construindo uma agenda em que as soluções não estão prontas, em que se faz necessária uma maior colaboração no trabalho em rede e menos competição para avançarmos na jornada da inovabilidade”, ponderou a mediadora Vanessa Pinski, autora do livro ‘Gestão Estratégica da Sustentabilidade: experiências brasileiras’ (ed. Alta Books).
Nesse contexto, o Sebrae é considerado um dos principais atores do ecossistema de inovabilidade. “O Sebrae é um grande parceiro no desenvolvimento da mão-de-obra técnica que a gente precisa”, afirmou Letícia Kawanami, gerente de sustentabilidade global da Suzano.
“Entramos num programa de inovação aberta da Petrobras e fomos aprovados para desenvolver equipamentos de combate a incêndio. O Sebrae foi e é um grande parceiro nesse processo, por meio do programa Conexões”, compartilhou Fernanda Morelli, idealizadora da startup Unidroid Robótica.
Gargalos
A questão do alto custo que as soluções sustentáveis muitas vezes representam foi apontada como um gargalo na atuação conforme as práticas ESG. “Qual substituto do plástico é efetivamente barato? Como diria o Bill Gates, enquanto o sustentável não se encontrar com a economia, continuará a ser ‘mainstream’”, alertou Gustavo Vitti, VP de sustentabilidade do Ifood.
Por outro lado, Pedro Massa, VP e gerente geral no Brasil da The Coca-Cola Company, mostrou que a empresa encontrou uma solução para a questão das embalagens de suas bebidas. “Investimos R$ 1,5 bilhão no desenvolvimento de um recipiente retornável, que permite a reutilização por até 20 vezes, sem ter que repassar o custo para o consumidor.”
Já Erick Alexandre Ascencao, diretor da Bunge, contou que a empresa bicentenária investe na valorização da compra de produtos e serviços de pequenos produtores nas longínquas regiões em que atua Brasil afora.
“ESG é isso, é um olhar sistêmico nas cadeias de produção na perspectiva de inovação de novos negócios numa economia de baixo carbono, sem abrir mão do retorno financeiro e levando em conta aspectos como consumo consciente, logística reversa e gestão territorial responsável”, concluiu Vanessa.
Sobre o Encadear 2022
Promovido pelo Sebrae Nacional a cada quatro anos, o Fórum Encadear tem como objetivo contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade e a inovação entre os pequenos negócios inseridos ou com potencial de inserção nas cadeias de valor de médias e grandes empresas. O encontro está acontece de forma presencial e também está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Sebrae no YouTube.
Por: Agência Sebrae