sexta-feira,22 novembro, 2024

Pika: ferramenta de inteligência artificial que transforma textos em vídeos é liberada para usuários

Criado pela startup Pika Labs, a plataforma já tem sido considerada a “IA mais incrível do momento” e estava em testes desde a metade de 2023

Há alguns meses, a Pika Labs, uma nova startup de inteligência artificial generativa, fez sua estreia no mercado apresentando a primeira versão do Pika.ai, um software que consegue criar e editar vídeos a partir de textos. Em testes desde então, nesta quarta-feira (27) a ferramenta chega para os usuários como “Pika 1.0”, sua geração inicial. A versão disponível é a beta, por meio do aplicativo para chamadas de voz e vídeo Discord e pelo cadastro via Google.

A plataforma impressiona pelos resultados gerados, além da facilidade oferecida ao usuário. A Pika.ai é capaz de processar em tempo real – e em questão de segundos – uma animação de alta resolução com base em uma descrição de texto.

Como funciona a Pika.ai

A plataforma utiliza modelos de IA generativa, como ChatGPT e Midjourney, para criar cenas inteiras de vídeos com base no texto inserido pelo usuário. Ao digitar qualquer frase ou instrução, o sistema cria animações 3D, sequências cinematográficas e até animes relacionados ao que foi pedido.

No exemplo dado pela Pika Labs, a startup pediu a criação de um trailer para um filme chamado Invasion. “Eles chegaram de planetas distantes. Nosso mundo é um prêmio para eles”. O resultado, abaixo, é um vídeo com pouco mais de 1 minuto, totalmente gerado pela IA.

A plataforma também consegue gerar vídeos a partir de imagens estáticas, e compete com ferramentas e modelos de vídeo de IA generativos da Runway e da StabilityAI.

Como destaca o portal TechCrunch, a ferramenta busca se diferenciar oferecendo vários recursos extras, como o que pode estender a duração dos vídeos existentes, transformá-los em estilos diferentes ou expandir a tela ou a proporção. Outra ferramenta disponível edita conteúdo de vídeo usando inteligência artificial – ela consegue trocar a roupa de alguém ou até mesmo adicionar outro personagem.

A startup Pika

A startup é cofundada por Demi Guo e Chenlin Meng, duas ex-alunas de doutorado no Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos.

“O vídeo está no centro do entretenimento, mas o processo de criação de vídeos de alta qualidade ainda é complicado e consome muitos recursos”, postou a startup no final de novembro. “Quando iniciamos a Pika, há seis meses, queríamos ultrapassar os limites da tecnologia e projetar uma futura interface de produção de vídeo que fosse fácil e acessível a todos. Desde então, estamos orgulhosos de ter aumentado a comunidade Pika para meio milhão de usuários, que geram milhões de vídeos por semana.”

Recentemente, a Pika Labs anunciou que arrecadou US$ 55 milhões (aproximadamente R$ 270,4 milhões) em uma rodada de financiamento liderada pela Lightspeed Venture Partners.

“Assim como outros novos produtos de IA fizeram com textos e imagens, a criação de vídeos com qualidade profissional também será democratizada pela IA generativa. Acreditamos que Pika liderará essa transformação”, disse Michael Mignano da Lightspeed Venture Partners em comunicado.

Ele acrescentou que, “dada uma base técnica tão impressionante, enraizada numa paixão precoce pela criatividade, a equipe Pika parece destinada a mudar a forma como todos partilhamos visualmente as nossas histórias”.

Fonte: Época Negócios

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados