sábado,21 setembro, 2024

Piauí é pioneiro na implantação de PPP Cidades Inteligentes a nível estadual

Com quase 4 milhões de habitantes, o Piauí possui 224 municípios e é o primeiro estado a implementar um programa de Cidades Inteligentes a nível estadual. Diversas cidades brasileiras já implementaram o projeto, é o caso de Carmo do Cajuru, Ouro Preto, e diversas outras cidades do país.

A possibilidade de viver em uma cidade sustentável, eficiente, segura e que proporciona mais qualidade de vida para todos os seus habitantes tem sido um assunto amplamente discutido. Por mais futurista que pareça essa ideia, as Cidades Inteligentes, como são chamadas, são uma realidade mais próxima do que se imagina. 

As Parcerias Público Privadas (PPP’s) unem serviços como iluminação pública, geração de energia renovável, conexão à internet, limpeza urbana, coleta e muitas outras ações que podem ser sustentáveis. Com a implantação de PPP’s, o governo estadual também atrai investimentos do setor privado através das concessionárias. Os estudos para implantação do PPP acontecem em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).

O Governo do Piauí visitou os municípios em uma verdadeira caravana em busca de prefeituras para iniciar o projeto. Em Barras, com cerca de 45 mil habitantes, inicia com benefícios como a substituição das luminárias convencionais por luminárias mais eficientes e econômicas (LED).

A Superintendência de Parcerias Públicas-Privadas e Concessões do Piauí (Suparc-PI) foi criada em 2015, e é responsável pela execução do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas do Piauí.  A Suparc-PI tem conseguido resultados expressivos que tornam o órgão referência nacional e internacional quando o assunto são projetos de PPP com impactos econômicos e com forte interesse social.

Os benefícios dos projetos de PPP do Piauí não se limitam apenas a promover melhorias nos equipamentos públicos, impactando diretamente a população, mas também investem para garantir benefícios indiretos para os piauienses, um dos maiores sendo a geração de empregos locais. Ao todo, já foram garantidas mais de 6.469 vagas nos mais diversos setores, além de promover a qualificação da população em geral para o mercado.

A PPP do Piauí possui atualmente 45 projetos que compõem a carteira e sete já implantados, com investimentos que já ultrapassam os R$700 milhões e geraram mais de três mil empregos diretos e indiretos para o povo piauiense nos últimos cinco anos. Por duas vezes, ações de PPP do Piauí foram premiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) por conta da mudança de paradigma promovida por projetos como o Banco de Alimentos da Nova Ceasa e a implantação de abastecimento de água em áreas de recente regularização fundiária em Teresina.

A subconcessão do Saneamento Básico, feita pelo Governo do Piauí em julho de 2017, cumpriu antecipadamente a meta de universalizar o abastecimento d’água e ampliou a cobertura de esgoto de Teresina de 19% para 31%. Além disso, outro projeto com destaque internacional é a PPP Piauí Conectado, que disponibiliza internet em hospitais, escolas e delegacias de 101 municípios piauienses e deve chegar às 224 cidades até 2022.

A concessionária ainda entregou, em 2020, um moderno Centro de Controle que monitora toda a operação dos serviços de conectividade e que conta com equipamentos de última geração e implantou centenas de pontos de acesso à internet em locais públicos de grande movimentação, como a Rodoviária de Teresina e o Mirante da Ponte Estaiada, por exemplo.

Em 2020, três novos projetos de PPP foram contratados: Terminal Rodoviário de Barra Grande, na cidade de Cajueiro da Praia; oito Miniusinas de Energia Solar em cidades do interior do Piauí; e o Habitar Servidor, que prevê a construção de 500 apartamentos em Teresina. Juntos, esses contratos preveem investimentos de mais de R$200 milhões.

Apesar de já 130 cidades de 22 estados caminharem rumo a esse objetivo, o estado é o pioneiro na implementação do projeto a nível estadual, avançando para tornar possível as cidades sustentáveis no país.

Em Mato Grosso essa realidade também é possível. Através de uma parceria exclusiva com o IPGC, a empresa Inovally está desenvolvendo soluções para promover mais inteligência e sustentabilidade para os municípios.

Texto: Milena Vilar

Milena Vilar
Milena Vilarhttp://www.360news.com.br
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados