sexta-feira,20 setembro, 2024

Petlove lança tapete higiênico biodegradável e zero plástico do Brasil

Estima-se que em 2022 o consumo de tapetes higiênicos no Brasil foi de aproximadamente 2 milhões de unidades, o equivalente a área de 115 Maracanãs de resíduo plástico. Esse cenário tem gerado um intenso debate na cadeia produtiva sobre como amenizar o impacto ambiental. Pensando nisso, e em linha com a estratégia da Petlove em ser uma empresa que gera impacto positivo no mundo, a companhia traz com exclusividade para o portfólio a Ecoa, marca nacional dedicada a produtos sustentáveis para pets, com uma inovação pioneira: o primeiro tapete biodegradável e zero plástico do Brasil.

O novo tapete, assim como a marca Ecoa, nasce para atender a demanda do público que deseja diminuir sua pegada ambiental, substituindo itens do cuidado diário com os animais por alternativas mais sustentáveis que gerem um menor impacto na natureza – pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) feita em 2022, revela que cerca de 74% dos consumidores brasileiros afirmaram adotar hábitos ambientalmente sustentáveis. Além disso, a nova marca tem como objetivo começar um trabalho de conscientização sobre a sustentabilidade dentro do mercado pet, mobilizando consumidores e o setor como um todo em direção à uma consciência ambiental coletiva.

“Aqui na Petlove buscamos oferecer para os tutores soluções em produtos e serviços que sejam de alta qualidade, ajudam na rotina de cuidados do pet e que geram um impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente. A pauta é urgente e sabemos que o setor pet ainda tem muito a crescer e inovar com produtos mais sustentáveis, percebemos essa tendência do próprio consumidor por escolhas mais positivas e cuidadosas com o planeta. Incluir a Ecoa em nosso portfólio de produtos é um passo importante dentro da Petlove e do segmento pet. Queremos incentivar o nosso consumidor a fazer escolhas mais assertivas, assim como a indústria, para que busquem inovação e desenvolvimento de mais alternativas com impacto positivo.”, diz Talita Lacerda, CEO da Petlove.

A executiva comenta ainda que, com a demanda crescente dos consumidores por soluções sustentáveis e alto potencial de escala do novo produto biodegradável e zero plástico, a expectativa é que a novidade alcance 20% das vendas de todos os tapetes higiênicos dentro do Grupo Petlove até 2025.

O novo produto conta com uma composição especial, na qual os insumos plásticos foram substituídos por papel e celulose provenientes de manejo florestal sustentável — material renovável e biodegradável que auxilia na rápida decomposição, sem afetar o tempo de vida útil e funcionalidade do produto. Com isso, após o descarte, o tapete leva apenas seis meses para se decompor, enquanto um similar convencional pode durar até 400 anos em um aterro sanitário.

Além disso, o tapete Ecoa reduz em mais de 30% as emissões de gases de efeito estufa (CO₂) em relação aos produtos semelhantes. Em relação ao restante emitido, há uma compensação com créditos de carbono (REDD+) no que diz respeito à promoção de iniciativas de proteção do desmatamento florestal, se tornando o primeiro tapete higiênico carbono neutro do Brasil. O produto também possui uma alta absorção e performance, barreira impermeável antivazamento e ainda uma solução não poluente que combate o mau cheiro.

A nova investida sustentável da Petlove se estende não apenas a nova marca em si mas também às embalagens, uma vez que é utilizado papel reciclado e, no caso dos produtos Ecoa adquiridos de forma virtual, os pacotes contam com material reciclável que pode ser reaproveitado, como caixas de papelão, enchimentos de proteção e plástico 100% reciclado (ou seja, fabricado a partir do material já utilizado e descartado em diferentes aplicações). Hoje, o Grupo Petlove é detentor do selo EU RECICLO, que assegura que todo o volume de embalagens utilizadas nas entregas seja reciclado junto às cooperativas parceiras.

Por: Bússola

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