Com evolução, marketplace criado por Jeff Bezos encosta na liderança e deixa sites nacionais para trás
A posição de e-commerce mais acessado do Brasil é dominada há anos pelo Mercado Livre. Entre setembro de 2022 e setembro de 2023, o marketplace teve uma média de 286,4 milhões de acessos por mês, segundo dados coletados pela Semrush, plataforma especializada em visibilidade online com sede em Boston, nos Estados Unidos.
Porém, os inúmeros investimentos anunciados pela Amazon no país no último ano parecem ter surtido efeito: a empresa fundada por Jeff Bezos teve um crescimento de 30,7% nos acessos no período, totalizando uma média mensal de 260,4 milhões de visitas. A OLX aparece em terceiro, com 134 milhões de acessos. O recorte Brasil da pesquisa foi obtido com exclusividade por PEGN (veja o ranking completo abaixo).
De acordo com Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil, a Amazon tem feito a lição de casa para conseguir galgar espaço no mercado latino-americano. “A razão que podemos observar é o altíssimo investimento e a capilaridade cada vez maior em processos de marca, de marketing, de contato e de integração de produtos. A Amazon tem uma capacidade de colocar muitos produtos associados ao [pacote] Prime”, diz Casagrande. “Isso é uma estratégia de marketing e de posicionamento”, diz.
Ao longo do ano, a Amazon anunciou ampliação de centros logísticos no Brasil e recursos para agilizar a entrega e aumentar o índice de sellers em seu marketplace. Um dos anúncios mais recentes foi a expansão de uma parceria com a Azul para acelerar as entregas. O Mercado Livre, principal concorrente, tem parceria com a Gol.
Uma das vantagens da capilaridade, mencionada por Casagrande, é a possibilidade de praticar preços mais competitivos, sobretudo em livros, categoria na qual alguns dos principais concorrentes enfrentam problemas no varejo físico atualmente.
“A experiência que o usuário tem é um ponto chave para esse crescimento. Você tem que entregar produto de qualidade, tem que entregar preço, uma boa estrutura de site, de negócios. No entanto, em um cenário em que preço é mais difícil de se brigar, é preciso entregar uma boa experiência para seu usuário”, diz Casagrande.
O executivo menciona alguns exemplos de experiências que costumam ser consideradas pelo consumidor ao visitar um e-commerce, além do preço:
- Velocidade de carregamento e boa navegação;
- Informações sobre o produto, como fotos e vídeos, além da descrição;
- Informações sobre a entrega, política de devolução, entre outras, na página do produto;
- Uma boa experiência de pagamento.
Fabricantes também tiveram uma boa performance no ranking dos e-commerces mais acessados do Brasil. A Apple, por exemplo, cresceu 26,7%. De acordo com Casagrande, isso pode ser o reflexo de um aumento no reconhecimento da marca no Brasil, incluindo divulgações de lançamentos na mídia e até a presença física de Apple Store e outros pontos de venda dedicados à marca no país.
Sites internacionais como Shopee, Shein, ebay e AliExpress também figuram entre os e-commerces mais acessados do Brasil, mas com pouca variação em relação ao ano passado.
De acordo com informações da Semrush, 55,41% dos acessos aos e-commerces no Brasil são feitos por meio de tráfego direto, ou seja, o cliente entra diretamente no site de preferência, sem o auxílio de buscadores. A busca (24,17%) vem em segundo lugar, seguida pelo link de referência (12,08%).
E-commerces mais acessados no Brasil
Posição no ranking | E-commerce | Média de visitas mensais (set 2022 x set 2023) | Variação (set 2022 x set 2023) |
1 | mercadolivre.com.br | 286.463.263 | 3,5% |
2 | amazon.com.br | 260.717.208 | 30,7% |
3 | olx.com.br | 134.249.497 | 16,0% |
4 | aliexpress.com | 125.744.134 | 5,6% |
5 | magazineluiza.com.br | 107.305.299 | 18,0% |
6 | shopee.com.br | 85.111.895 | -13,7% |
7 | americanas.com.br | 47.177.455 | -46,4% |
8 | casasbahia.com.br | 43.086.149 | -14,7% |
9 | kabum.com.br | 37.448.269 | -0,9% |
10 | samsung.com | 33.109.130 | 14,4% |
11 | netshoes.com.br | 28.659.623 | -8,9% |
12 | shein.com | 26.433.318 | 6,3% |
13 | apple.com | 23.759.070 | 26,7% |
14 | ifood.com.br | 22.016.579 | 19,3% |
15 | carrefour.com.br | 14.807.063 | 13,5% |
16 | centauro.com.br | 13.847.269 | -22,7% |
17 | boticario.com.br | 14.001.404 | 18,1% |
18 | pontofrio.com.br | 11.059.297 | -12,0% |
19 | ebay.com | 9.938.313 | 4,0% |
20 | submarino.com.br | 5.843.663 | -71,0% |
Texto: Paulo Gratão