Uma pesquisa encomendada pela Samsung à MindMiners mostrou que 94% dos entrevistados consideram muito importante ou importante o hábito da reciclagem, além de terem preocupação com o impacto ao meio ambiente.
O mesmo levantamento também mostra que 62% dos brasileiros que já incorporaram o hábito da separação de lixo também destinam corretamente para a reciclagem os produtos eletroeletrônicos.
Realizada no início de agosto, a pesquisa teve como objetivo identificar o comportamento do consumidor brasileiro tanto em relação à reciclagem em geral como à de produtos eletroeletrônicos.
Na mesma pesquisa, 38% dos entrevistados dizem que doam a terceiros aparelhos eletrônicos que ainda funcionam. Já 29% preferem vender ou descartar em locais apropriados para isso, enquanto 24% guardam para ocasiões de uso emergencial.
A adesão ao hábito sustentável de destinar corretamente os materiais muda conforme a região do Brasil. 77% dos brasileiros que já aderiram a esta prática residem na região Sul do país.
Porto Alegre (81%), São Paulo (76%) e Campinas (68%), no interior paulista, destacam-se entre as cidades com maior índice de adesão à separação de lixo orgânico do reciclável.
A pesquisa mostrou, ainda, que 72% dos entrevistados se preocupam com seu próprio impacto ambiental.
Além disso, a prática de reciclagem tende a ser maior conforme a sua praticidade, sendo mais comum em residências em que o serviço gratuito de coleta seletiva é disponibilizado.
Destaques da pesquisa
● 94% consideram a reciclagem muito importante ou importante
● 72% preocupam-se com o impacto individual no meio-ambiente
● 65% acreditam que as marcas estão se tornando mais sustentáveis
● Dentre os que não tem o hábito de separar itens recicláveis, 39% não o fazem por não conhecerem nenhum ponto de coleta próximo às suas residências
Samsung é a marca de eletrônicos mais associada pelos consumidores à sustentabilidade
Quando perguntados sobre qual a marca de eletrônicos que lhes vêm à mente quando se trata de sustentabilidade, 53% dos brasileiros respondem ‘Samsung’.
A pesquisa mostra que em sua maioria (65%), os consumidores brasileiros também acreditam que as empresas, em geral, estão se tornando mais sustentáveis, pois percebem que seus clientes estão cada vez mais atraídos por marcas com esse perfil.
“A Samsung tem um engajamento consistente em questões ambientais. Prova disso é o programa de reciclagem Re+, que somente no primeiro semestre de 2022 apresentou um aumento de quase 190% no número de eletroeletrônicos e eletrodomésticos coletados no Brasil, na comparação com o mesmo período de 2021”, afirma Luiz Xavier, diretor sênior de Customer Service na Samsung Brasil.
“Além disso, a empresa também anunciou em setembro, globalmente, sua nova estratégia ambiental. Entre as metas está, por exemplo, a de zerar as emissões de carbono até 2050”, complementa.
Imagem: Divulgação
Por: Mercado e Consumo