Os pequenos negócios do Brasil que atuam no setor de energia terão destaque na programação oficial da 27ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-27). O palco “Empreendedor Sebrae” vai apresentar para a comunidade internacional o potencial das micro e pequenas empresas brasileiras na geração de energia limpa e renovável, bem como na gestão mais eficiente desse recurso.
Neste ano, a COP-27 acontece de 6 a 18 de novembro na cidade de Sharm EL Sheik, no Egito. Com o lema “Juntos pela Implementação”, a ONU sinaliza que o centro das discussões será o avanço dos acordos firmados anteriormente, como o Acordo de Paris, de 2015. Cerca de 90 líderes de estado já confirmaram presença. O Sebrae integra a delegação brasileira junto com o Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a missão da instituição na COP -27 é apresentar como as micro e pequenas empresas do país podem contribuir para a aceleração do cumprimento das metas e ações de enfrentamento das mudanças climáticas. “O mundo precisa conhecer as soluções brasileiras que podem contribuir para promover uma economia mais verde, com boas práticas. Temos uma matriz energética diversificada e segura e, ao mesmo tempo, um ambiente de negócios favorável para o desenvolvimento sustentável”, ressalta.
Ampla programação
O Sebrae vai compor o estande do Ministério do Meio Ambiente e contará ainda com o palco “Empreendedor Sebrae”, com palestras e transmissões on-line. Ao todo, estão programados 40 painéis, no período de 8 a 17 de novembro, com a participação de empreendedores e parceiros.
A ampla programação inclui apresentações sobre temas como o potencial energético do Brasil e as oportunidades, estratégias e fontes de financiamento de energias limpas, pesquisa e inovação na energia, descarbonização nas cadeias produtivas, entre outros.
Fórum de Energias
O Fórum Energias Renováveis – Energia Sem Limites, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, em Natal (RN), também vai fazer parte da programação remota da COP 27. O evento paralelo é uma realização do Sebrae, Polo Sebrae de Energias Renováveis, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação Nacional das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).
A Edição 2022 do evento traz os principais temas para o fortalecimento do setor de energias, a partir de discussões sobre a centralidade das energias renováveis para o desenvolvimento do Brasil, os pequenos negócios e o mercado de carbono e o biogás e o hidrogênio na perspectiva dos pequenos negócios. Serão dois dias de muita interação, conteúdo e networking nos espaços Arena Solar e Eólica, Espaço Talk e Espaço Network.
Saiba como se inscrever no endereço eletrônico: https://forumdeenergias.com.br/
Por: Agência Sebrae