Após viverem intensos momentos na FIRST Championship, o Mundial de Robótica que ocorreu em Houston (Estados Unidos), entre os dias 16 e 19 de abril, os dez estudantes da equipe de robótica FRC do Senai de Nova Mutum, a Mutum-X, voltam para casa com a sensação de dever cumprido e deixando um grande legado para a robótica mato-grossense.
A experiência de conhecer um novo país, uma nova cultura e aprender um novo idioma ficarão marcadas para sempre na vida destes jovens, que também cursam o ensino médio na rede pública estadual. Foi, inclusive a parceria entre o Senai Mato Grosso e a Seduc que viabilizou a ida dos estudantes ao exterior.
“Foi uma oportunidade única e muito divertida. Se não fosse pelo Senai e pela Seduc, eu não teria chegado tão longe, como ir para outro país, estudando e fazendo o que eu gosto. A gente sabe que esse tipo de coisa é comum mais nas escolas particulares e estar aqui sendo aluna de escola pública e representando meu estado, minha cidade e minha escola é incrível”, disse a estudante de 16 anos, Ketlen Carvalho.
A atuação da equipe durante o evento mundial foi bastante expressiva, contando com a participação em 10 partidas qualificatórias, e apesar de não terem ido às playoffs [eliminatórias], finalizaram o campeonato em 54º na Daly Division, uma das divisões do campeonato, que reuniu mais de 15 mil alunos de 50 países e mais de 600 equipes participantes.
A gerente executiva de Educação Profissional e Superior, Jocely Nogueira, destacou que a atuação da Mutum-X no mundial também faz parte de um momento de maturidade da robótica que o estado está vivendo.
“Mais do que uma competição, eles tiveram uma vivência, uma verdadeira imersão na realidade tecnológica da FRC. No mundial, eles foram incentivados a se relacionarem com times de outros países, eles conseguem fortalecer a formação em outro idioma, trocam conhecimento por meio de tecnologias robustas e tecnologias industriais, que estão presentes hoje nesses robôs”, disse.

A Mutum-X é a terceira equipe mato-grossense que participa de um mundial de robótica. Desde 2023, Mato Grosso já representou o Brasil com as equipes Agrobot (Senai Rondonópolis), Canintech (Senai Sinop) e Mutum-X (Senai Nova Mutum).
Ao todo, o Senai e a Seduc têm 11 equipes de robótica na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC), que é considerada a categoria mais avançada da robótica. As equipes compostas por alunos do ensino médio, constroem e programam robôs de porte industrial que chegam a 52 kg e têm 1,6 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena.
Visitas

Além do mundial, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade de Houston, uma instituição pública de ensino que é a 23ª maior universidade dos Estados Unidos. Na ocasião, Jocely realizou um bate papo com os alunos que abordou temas como futuro profissional, jornada acadêmica, além de fazer uma avaliação de como foram as experiências vividas por cada um deles.
Parte dos 10 estudantes da Mutum-X devem concluir neste ano o ensino médio. A agenda teve objetivo de despertar a vontade de buscar uma outra formação profissional nos jovens, para além do ensino técnico, do qual eles já cursam integrado ao ensino médio.
Os jovens ainda conheceram a NASA Space Center Houston, uma visitação ao centro de aprendizado que reúne ciência e exploração espacial desde 1992 e que recebe mais de 1,2 milhão de visitantes anualmente.
Por: Julia Oviedo, em Senai – MT