Programação terá o tema ‘Da Academia para o Mercado’ e será realizada na maior feira de empreendedorismo do estado
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) uniram forças para abrir novas portas de oportunidade e crescimento profissional durante a 13ª edição da Feira do Empreendedor, que será realizada de 05 a 08 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá. A sala temática ‘Da Academia para o Mercado’, tem como objetivo criar um ambiente onde a expertise acadêmica se une à prática empresarial, gerando resultados tangíveis e transformando desafios em oportunidades.
As palestras, que serão realizadas nos dias 06 (das 14h às 18h30) e 08 (das 17h às 17h30), têm o objetivo de abrir espaço para quem deseja compartilhar temas de relevância acadêmica, no qual podem ser difundidos junto ao público externo.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, explica que a Feira do Empreendedor é uma grande vitrine de oportunidades de negócios para quem já tem um negócio e quer ampliar, mas também para quem quer começar um negócio do zero.
“A Feira oportuniza a conexão da ciência desenvolvida nas universidades para o mercado. É a forma que nós temos de acelerar esse contato dos pesquisadores de inovação, tecnologia e novos modelos de negócios, para que ideias possam ser apresentadas, avaliadas e investidas por alguns empreendedores que estarão visitando a feira”, afirma.
Schelini complementa que o propósito de realizar esse encontro entre a academia e o mercado de trabalho é levar a ciência aplicada para os negócios e para o bem-estar da sociedade. “A Feira do Empreendedor também estará impulsionando os negócios e promovendo conexões entre os profissionais da academia, empresários e sociedade. Vão ser realizados pitchs onde os acadêmicos, pesquisadores e professores estarão apresentando suas ideias para que elas possam sair do papel”.
O reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, ressalta que a parceria entre as instituições vai muito além da Feira do Empreendedor e que, durante os quatro dias de evento, certamente as oportunidades serão potencializadas.
“A UFMT está contribuindo com salas de discussões, debates e apresentações de temas de interesse ao empreendedor e microempreendedor para que, a partir das tecnologias desenvolvidas na universidade, a gente possa agregar valor e conhecimento ao mercado. Para que essas ações sejam colocadas em prática, é preciso ouvir o empreendedor para que ele apresente suas demandas e a gente possa ir ao encontro do desenvolvimento. Essa união entre academia e mercado é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, afirma.
Empreendedorismo Sustentável
A analista do Sebrae/MT, Isabelle Correa, explica que a programação irá gerar insights e estimular o empreendedorismo sustentável nos setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio, tanto para aqueles que desejam empreender como para empreendedores que buscam inovar e aprimorar seus produtos e serviços, com valorização dos princípios do ensino, pesquisa e extensão.
“Ao trazer a experiência e os recursos do Sebrae/MT para a mesa, juntamente com a excelência acadêmica e a inovação da UFMT, estamos criando uma sinergia que impulsionará o empreendedorismo, facilitando o compartilhar de conhecimentos da academia para a sociedade e pequenos negócios”, afirma.
As atividades da sala temática serão desenvolvidas na sala 16, no Piso do Sol, que fica na Arena do Conhecimento. Ainda de acordo com a analista, será um espaço não apenas para dar visibilidade às temáticas acadêmicas mais relevantes, mas também para criar uma plataforma que fomente a conexão entre a academia e o mundo dos negócios.
“Queremos que as ideias se transformem em ações concretas que impulsionem o desenvolvimento de Mato Grosso, gerando um ambiente empreendedor vibrante e próspero”, finaliza.
Feira do Empreendedor
Sob o lema ‘Conexões que Transformam’, a feira gratuita conta mais de 36 horas de programação para quem deseja conhecer produtos, serviços e casos de sucesso ou deseja se capacitar para melhorar a gestão dos seus negócios, e ainda para quem pretende empreender e abrir uma empresa.
Entre os palestrantes confirmados estão a empresária Rachel Maia, o ex-técnico Zico, a escritora Branca Barão, o atleta de alta performance Joel Jota, o escritor Marcos Piangers, o casal Roberta Carbonari e Paulo Muzzi, além da empresária Natália Martins e o publicitário Walter Longo.
Todo o conhecimento e conteúdo dos mais diversos segmentos que serão gerados durante o evento deve impactar mais de 100 mil pessoas durante os quatro dias de Feira, tanto presencialmente, quanto pelas redes sociais, Youtube e entre outros meios de comunicação.
Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2023 podem ser acessadas pelo link: https://feiradoempreendedor.mt.sebrae.com.br
Programação – ‘Da Academia para o Mercado’
06/10 – 14h – Como a inovação impacta pequenas e médias empresas. Como ser criativo?
06/10 – 14h30 – Qual o papel da Universidade Pública frente às exigências do Mercado
06/10 – 15h – Para além da entrega de produtos e serviços: Como contribuir positivamente na vida das pessoas
06/10 – 17h – Usos das mídias sociais para divulgação de conhecimento, valorização da cultura e criação de uma marca: o caso do perfil História da Arte com o Tio Virso
06/10 – 17h30 – Modelos de negócio da Indústria da Música
06/10 – 18h – Produção de bens e serviços que beneficiem a sociedade local e global, e como poder atuar com foco para minimizar os problemas sociais
06/10 – 18h30 – Panorama do Empreendedorismo Social e Empreendedorismo Sustentável em Mato Grosso
08/10 – 17h – Inovação Sustentável: Concentrado Proteico de Resíduos de Peixes em Produtos Alimentícios
08/10 – 17h30 – Inovação no Campo: Nanossistema Agrícola para Saúde da Soja e do Milho
08/10 – 18h – Uso de bioinsumos na produção agroflorestal Sustentável
Texto: ASN MT