O estudo, realizado pela plataforma de tecnologia Bright Cities a partir de 40 indicadores, apontou o Paraná como líder do ranking brasileiro em serviços urbanos e qualidade de vida, com a nota 6,48, de uma avaliação que pode chegar a 6,49.
A lista dos melhores estados foi elaborada a partir do diagnóstico municipal e levou em conta a média da pontuação das três cidades mais populosas de cada um deles. Com o critério, o Paraná foi representado por Curitiba, Londrina e Maringá.
A avaliação foi feita em 326 cidades brasileiras que tinham mais de 100 mil habitantes em 2021. Entre os pontos avaliados, bem-estar, serviços básicos, gestão pública, segurança e infraestrutura.
Depois do Paraná, em segundo lugar aparece São Paulo, com a nota 6,31, seguido por Santa Catarina, com 6,22. Melhor colocada do estado na lista, Londrina ficou em 2º lugar na região Sul, atrás apenas de Florianópolis.
No ranking de todo o país, a cidade garantiu a 9ª posição geral, à frente de Curitiba e Maringá, que ficaram, respectivamente, em 13º e 26º. Barueri, na grande São Paulo, foi o Município mais bem classificado do país.
Para a Bright Cities, cidades inteligentes são aquelas que buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos usando tecnologia e inovação para tornar a gestão pública mais eficiente.
Para a plataforma de tecnologia, a sustentabilidade, em todas as esferas, é mais um quesito fundamental, seja na utilização dos recursos humanos, ambientais ou financeiros.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.