A cada mil veículos pesados que trocarem o diesel pelo gás, 52 toneladas de CO2 deixariam de ser emitidas

Com a maior frota de carros leves do país movidos a gás natural, o Rio quer fomentar o uso do combustível em veículos pesados, como caminhões e ônibus. A substituição do diesel pelo GNV pode reduzir em até 20% a emissão de gases poluidores na atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa. Em países como os Estados Unidos e a China o uso já é mais comum. Para ampliar a oferta é preciso que os postos de combustíveis se adaptem para abastecer tanques maiores. Na rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo, sete estabelecimentos já aderiram ao projeto-piloto coordenado pela secretaria estadual de Energia e Economia do Mar que vai criar um “corredor sustentável” na via.

Até o fim do ano outros três postos vão aderir ao projeto, totalizando 10 estabelecimentos. Além do GNV para veículos pesados, o secretário Hugo Leal explica que o projeto vai fomentar a instalação de pontos de recarga elétrica e, futuramente, para abastecimento de hidrogênio. A secretaria estima que a cada mil veículos pesados que trocarem o diesel pelo gás, 52 toneladas de CO2 deixariam de ser emitidas — o que corresponde a quantidade retirada por 200 árvores.

— Nossa meta é ampliar o Programa Corredores Sustentáveis para outras rodovias interestaduais até o segundo semestre de 2024. A Dutra foi escolhida porque ela é um local estratégico. Mas já há postos interessados na BR-040( Belo Horizonte x Rio) — conta Leal.

Além de gases poluentes, a substituição do diesel reduz em até 85% a emissão de fuligem no ar, que é prejudicial à saúde.

Na sexta-feira (24), o governador Cláudio Castro assinou um decreto que cria o selo “Posto Corredor Sustentável”, que será concedido aos estabelecimentos que se adaptarem para atender veículos pesados. Além da maior frota de carros com GNV, o Rio possui a maior rede de postos com GNV do país – são mais de 650 e outros 200 são projetados para os próximos quatro anos.

— Em um posto não adaptado, um veículo pesado precisa ficar parado, de 45 a 50 minutos, para o abastecimento completo com gás natural. Os postos certificados com o Selo Corredores Sustentáveis abastecerão o mesmo veículo em até 15 minutos — diz Castro.

Para conseguirem a certificação, os postos terão que fazer adaptações nas bombas, como a utilização de mangueira e bico de alta vazão e área de manobra necessária para veículos pesados.

Texto: Felipe Grinberg, de O Globo