Neste dia 5 de julho, a instituição reforça a contribuição dos pequenos negócios para a economia nacional
O Sebrae comemora 51 anos de dedicação às micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras nesta quarta-feira (5). E, em 2023, a data é ainda mais marcante: a instituição acaba de ser reconhecida como a sexta marca mais forte do Brasil, segundo o ranking anual da revista IstoÉ Dinheiro.
Hoje, o universo dos pequenos negócios corresponde a cerca 21,8 milhões, sendo 14,9 milhões de MEI e 6,9 milhões de micro e pequenas empresas, segundo dados do Simples Nacional. “O aniversário do Sebrae é o momento de reforçar o nosso compromisso com os empreendedores, protagonistas do desenvolvimento. Somos a porta dos sonhos de milhares de pessoas que acreditam no empreendedorismo. E sabemos da nossa responsabilidade para consolidar mudanças efetivas na vida do povo brasileiro”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima.
No ano passado, aproximadamente 8 em cada 10 postos de trabalho no Brasil foram gerados nas micro e pequenas empresas. O levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o país fechou 2022 com um acumulado de 2 milhões de novas vagas, das quais quase 1,6 milhão teve lugar nos pequenos negócios.
Parceiro do empreendedor
Além de ampliar o volume de empreendedores atendidos no ano passado, o Sebrae também registrou um avanço de quase 15 pontos na avaliação do atendimento, entre 2020 e 2022. Em uma escala que vai até 100, a instituição recebeu 83,8 pontos, o que confirma a qualidade dos serviços oferecidos.
“Eu brinco que o Sebrae é meu sócio. Não sabia a quem recorrer durante a pandemia e, além das capacitações importantes, o Sebrae me permitiu conhecer outros empreendedores e compartilhar ideias”, conta Mariane Pinheiro Ferreira, proprietária do Sabor Real Empório, em São Paulo.
Formalizado em 2019 e atuando principalmente no mercado on-line, o pequeno negócio vende produtos alimentícios artesanais de pequenas propriedades do interior de São Paulo e Minas Gerais. Durante a pandemia, a empreendedora viu o faturamento cair cerca de 60%. Foi quando a empresária recorreu ao Sebrae e participou do Sebrae Delas, programa voltado para o empreendedorismo feminino, e ainda fez capacitações para inserir o negócio no Mercado Livre. Com boas expectativas de crescimento, a empresa abriu, recentemente, um showroom.
Em Brasília (DF), a empreendedora Flávia Pires de Lacerda também contou com o apoio do Sebrae para enfrentar os desafios da rotina de quem empreende. A partir da experiência pessoal de cuidar da mãe idosa, ela desenvolveu o aplicativo gratuito Techcare, voltado para os cuidados do público da terceira idade ou de pessoas que necessitam de acompanhamento de rotinas.
Por meio do Sebrae Delas e do Sebraetec, ela teve acesso a mentorias, orientações sobre marketing digital, desenvolvimento de sistema e relacionamento com investidores que ajudaram a financiar o projeto.
“Quando nos reunimos no Sebrae Delas e compartilhamos nossas dificuldades e vitórias, percebemos a capacidade de realização conjunta e a força do Sebrae como um grande parceiro”, comenta a empreendedora.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias