primeiro dia de Show Safra teve o lançamento do pacto pela inovação em Lucas do Rio Verde, projeto voltado para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade, apoiado pela Prefeitura e outras diversas instituições e empresas do município. A feira segue até a sexta-feira (24).
A solenidade de lançamento ocorreu no auditório da Fundação Rio Verde, na noite desta terça-feira (21), e teve a presença de autoridades, como o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o prefeito Miguel Vaz, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.
“É um momento marcante para Lucas do Rio Verde, pois agora temos outra visão de futuro e inovação, de ser um projeto da sociedade, construído por todos. Desta forma, será construída a nossa cidade inovadora, inteligente e que vai proporcionar mais competitividade e qualidade de vida”, disse o prefeito Miguel.
Para construir uma cidade inovadora, os pilares que constituem o pacto pela inovação são a união entre o poder público, a sociedade civil organizada, universidades e instituições, além da iniciativa privada.
“Temos a missão de, em 10 anos, ser referência em green economy, que é uma economia verde. Temos muita coisa feita para esse rumo aqui na cidade e, enquanto poder público, o maior desafio é ser exemplo e dar condições para que as pessoas desenvolvam essa visão de futuro, e hoje demos esse passo”, celebrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
Durante o evento, o consultor pelo pacto da inovação em Lucas do Rio Verde, Josep Miquel Piqué, palestrou sobre o que é inovação e quais serão os caminhos percorridos a partir de agora para implantá-la no município.
Josep Miquel Piqué é engenheiro de telecomunicações, formado pela La Salle e Universidade Politécnica da Catalunha, mestre pela Esade e doutor em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull.
É consultor da direção geral da Política Regional e Urbana (DG Regio) da Comissão Europeia e membro da equipe de especialistas em Políticas de Inovação e Competitividade, da Comissão das Nações Unidas para a Europa (Unece).
“Os pactos de inovação são mecanismos que temos para articular que o poder público, universidades e empresas trabalhem juntos, que cresçam com sustentabilidade, prosperidade. O pacto é a articulação entre esses agentes, um mecanismo para visão de futuro, para poder desenvolver um grande projeto a médio e longo prazo”, explicou o especialista em inovação.
Apoiam o projeto a Aliança de Inovação do Cerrado (AIC), além da Prefeitura do Lucas do Rio Verde, a Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial (Acilve), CDL, Sebrae, Sicredi, Unilasalle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), Seciteci, Senai, Sicoob, Sicredi, OAB Lucas, Sindicato Rural, Fundação Rio Verde e mais de 80 empresas da iniciativa privada.
No ano passado, a aprovação da Lei Municipal nº 3.457/2022 regulamentou o incentivo e apoio a inovação e tecnologia em Lucas do Rio Verde. Ainda na cerimônia desta terça-feira, o prefeito Miguel Vaz sancionou outros três decretos relacionados a inovação, sendo: nº 6.277, nº 6.279, nº 6.278.
Fonte: Prefeitura de Lucas