quinta-feira,21 novembro, 2024

Paciente com implante da Neuralink controlou mouse com pensamento, diz Elon Musk

Empresário disse que Neuralink tenta obter o maior número possível de cliques de botão de mouse do paciente

O primeiro paciente humano implantado com um chip cerebral da Neuralink parece ter se recuperado completamente e é capaz de controlar um mouse de computador usando seus pensamentos, disse o fundador da startup, Elon Musk, na noite de segunda-feira (19).

“O progresso é bom, e o paciente parece ter se recuperado completamente, sem efeitos adversos que tenhamos conhecimento. O paciente é capaz de mover um mouse na tela apenas pensando,” disse Musk em um evento no Spaces, plataforma de mídia social X (antigo Twitter).

Musk disse que a Neuralink agora está tentando obter o maior número possível de cliques de botão de mouse do paciente.

A Neuralink não respondeu imediatamente ao pedido da Reuters por mais detalhes.

A empresa implantou com sucesso um chip em seu primeiro paciente humano no mês passado, após receber aprovação para recrutamento de teste em humanos em setembro.

O estudo utiliza um robô para colocar cirurgicamente um implante de interface cérebro-computador em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento, disse a Neuralink, acrescentando que o objetivo inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador usando seus pensamentos.

Musk tem grandes ambições para a Neuralink, dizendo que ela facilitará inserções cirúrgicas rápidas de seus dispositivos de chip para tratar condições como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.

A Neuralink, avaliada em cerca de US$ 5 bilhões no ano passado, enfrentou repetidos pedidos de escrutínio em relação aos seus protocolos de segurança. A Reuters informou no mês passado que a empresa foi multada por violar as regras do Departamento de Transporte dos Estados Unidos em relação ao movimento de materiais perigosos.

Fonte: CNN Brasil

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados