quarta-feira,11 dezembro, 2024

Os segredos escondidos nos ícones de seus aplicativos, segundo a psicologia

Formas como círculos, bordas arredondadas ou sombreamento fazem com que os apps pareçam botões e estimulem os nossos cliques

Por Patrícia Basilio

Não é surpresa que a gente passa um quarto das nossas vidas utilizando os smartphones.

O que você pode não ter notado é que os aplicativos – dispostos de forma atraente e colorida em nossas telas – estão constantemente competindo por nossa atenção.

Na verdade, aplicativos populares, como WhatsApp, Instagram, X e Spotify, foram projetados para atrair nossos dedos, revelam psicólogos, em reportagem do Daily Mail.

Os ícones do WhatsApp, Instagram e Messenger, por exemplo, foram feitos para parecerem botões – e pesquisas mostram que amamos apertar botões desde a infância.

O logo X (antigo Twitter), de Elon Musk, tem um grande X no centro, como uma plataforma de pouso de helicóptero. Enquanto isso, o Spotify tem a aparência de um leitor de impressão digital e o YouTube tem um ícone de reprodução de som — ambos instintivamente atraindo toques.

A Dra. Anastasia Dedyukhina, especialista em bem-estar digital e diretora do Consciously Digital Institute, disse que ícones envolventes e atraentes nos tornam “mais propensos a tocar e usar o aplicativo”.

“No geral, formas como círculos, bordas arredondadas ou sombreamento fazem com que os ícones dos aplicativos pareçam botões, o que faz as pessoas queiram pressioná-los”, disse ela.

O “F” arredondado do Facebook em um quadrado parece um botão, fazendo você querer tocar nele, enquanto a seta sorridente da Amazon parece amigável e parece uma alça em um pacote, combinando com seu tema de entrega.

Ícone do Instagram — Foto: Getty Images
Ícone do Instagram — Foto: Getty Images

No Instagram, o ícone da câmera lembra as pessoas de antigas câmeras Polaroid, o que parece nostálgico, e as cores brilhantes fazem com que pareça divertido e emocionante.

Muitos ícones de aplicativos apresentam círculos, como Messenger, WhatsApp e Spotify, que exploram um desejo inato desde a infância de tocar em pontos, mas outros também têm padrões não circulares.

A Dra. Daria J Kuss, professora de psicologia na Nottingham Trent University, disse que muitos aplicativos como o X ‘usam símbolos e ícones simples e reconhecíveis que são familiares para nós.

“Aplicativos para smartphones são projetados de forma a chamar a atenção e se destacar para garantir que os usuários se envolvam com eles”, afirma.

O Dr. Jay Olson, um acadêmico de pós-doutorado no departamento de psicologia da Universidade McGill no Canadá, disse que mudar os ícones dos aplicativos “pode definitivamente influenciar o comportamento”.

“Algumas empresas fazem testes A/B de diferentes ícones de aplicativos”, disse ele, ao Daily Mail.

Por exemplo, eles podem testar dois designs diferentes de um ícone na App Store e então manter aquele que registrar mais downloads.

LEIA MAIS

Recomendados