Os dados fornecidos pela Uber Technologies Inc à Reuters analisaram exclusivamente centenas de milhares de viagens de trânsito sob demanda em sete cidades dos EUA e uma cidade canadense entre abril e dezembro de 2020.

O serviço permite que as cidades subsidiem viagens do Uber para substituir linhas de ônibus caras, cujo número de passageiros caiu drasticamente durante a pandemia. Os resultados destacam a dependência do transporte público por muitos trabalhadores essenciais, que não podiam ficar em casa e não tinham outro meio de se locomover.

Os dados do Uber mostraram que cerca de 75% das viagens de trânsito sob demanda começaram ou terminaram em bairros de baixa densidade com menos de 15.000 empregos e pessoas por quilômetro quadrado, de acordo com dados do censo dos EUA.

Mais da metade das viagens se originou ou terminou em áreas de baixa renda com base em métricas do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos.

Chris Pangilinan, chefe de política global da equipe de transporte público do Uber, disse que as descobertas enfatizam a necessidade das agências de transporte público desviarem seu foco de servir principalmente aos centros comerciais do centro.

“Acho que haverá muito mais ênfase não apenas em servir os funcionários de escritório, mas também em servir as pessoas que se deslocam para outros lugares”, disse Pangilinan.

fonte: Reuters

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