De geladeira a dispositivo para alimentar pássaros, estes produtos trazer casos de uso no mínimo surpreendentes de IA
Se você achou que a inteligência artificial era inevitável no ano passado, espere só. A OpenAI pode ter pulado a CES (Consumer Electronics Show, maior feira de lançamento de eletrônicos do Mundo) deste ano, mas a IA está por toda parte na exposição, que segue até sexta-feira (12 de janeiro)
Em breve, muitos dos produtos em exibição chegarão ao varejo – pelo menos nos EUA. Alguns deles têm utilidade óbvia no mundo real, mas outros podem parecer um pouco “forçados”. De qualquer forma, mesmo que você tenha evitado se envolver com a IA até agora, ficará cada vez mais difícil passar sem ela.
Veja algumas das integrações mais incomuns da tecnologia no horizonte, algumas das quais fazem muito sentido – e outras que nem tanto.
ROBÔ DE IA DA LG
A LG saiu na frente, anunciando, no final de dezembro, este robô doméstico de IA com duas pernas. O dispositivo de
30 centímetros de altura, que se conecta a aparelhos domésticos inteligentes, percorre a casa procurando por pequenos contratempos domésticos (como uma luz acesa à toa) e fica de olho no seu animal de estimação. Quando você chega em casa, o robô detecta seu humor analisando sua voz e expressões faciais e põe para tocar música ou outro conteúdo de acordo com o seu estado de espírito.
ALIMENTADOR DE PÁSSAROS DA RCA
Ornitólogos amadores terão uma nova ferramenta para
identificar seus amigos emplumados com este alimentador de pássaros equipado com IA. O aparelho é capaz de identificar até 10 mil espécies de pássaros e transmite isso para você em vídeo de 1080p. Uma lente de visão noturna permite que se veja quais aves vêm se alimentar à noite.
GELADEIRA INTELIGENTE DA SAMSUNG
A Samsung está investindo pesado nos eletrodomésticos de
cozinha com IA, mas o mais notável da coleção é a geladeira Bespoke 4-Door Flex com seu II Family Hub.
Uma câmera inteligente registra quais alimentos estão sendo colocados e retirados da geladeira, tanto embalados quanto frescos. (ela consegue identificar 33 alimentos frescos diferentes, segundo a Samsung.) A geladeira envia alertas quando os alimentos estão perto da data de validade e avisa quando o filtro de água precisa ser substituído.
CALÇADOS COM IA DA MOONWALKERS
Sapatos robóticos são uma sensação – e esta segunda geração de Moonwalkers usa inteligência artificial para medir
a passada do usuário 100 vezes por segundo. Segundo o fabricante, isso “maximiza a segurança, o prazer e o desempenho ao caminhar”.
Parecidos com patins, os sapatos (que se prendem ao calçado que a pessoa está usando), permitem se mover na velocidade de uma corrida.
O novo modelo pesa um quilo a menos por calçado e tem uma curvatura mais apertada. O produto deve estar disponível ainda neste primeiro semestre, mas não há informações sobre preços.
CADEIRA DE MASSAGEM ULOVE 3
Cadeiras de massagem costumam encontrar o ponto certo, eventualmente. Mas, e se uma pudesse rapidamente focalizar a área que mais dói? A uLove 3 da OSIM usa biossensores e tecnologia de eletrocardiograma para determinar os “níveis de estresse” do usuário. Em seguida, personaliza a massagem para se concentrar na redução desses níveis.
CINTO INTELIGENTE DA GUIDI
Usando tanto IA quanto feedback háptico, o cinto se propõe a ajudar pessoas com problemas de visão a navegar pelo mundo. Equipado com duas lentes de grande angular, ele escaneia constantemente o ambiente. A IA analisa o vídeo em tempo real e alerta o usuário quando está se aproximando de um obstáculo.
O equipamento consegue escanear até 4,8 metros à frente e também pode procurar por obstáculos no alto (como galhos de árvores), que a bengala tradicional pode não detectar.
Elegante? Não muito. Útil? Talvez sim. O Guidi recebeu o prêmio de Honra à Inovação da CES este ano.
TIGELA DE COMIDA COM IA PARA PETS
A obesidade não é um problema apenas para os humanos.
Cada vez mais, os cães estão atingindo níveis pouco saudáveis de peso também. A startup Ilume desenvolveu esta combinação de coleira/ tigela para combater isso.
A coleira rastreia os níveis de atividade do cão diariamente e usa a IA para determinar a porção ideal de ração que forneça o conteúdo nutricional adequado, sem superalimentar seu animal de estimação. A IA também pode alertar sobre mudanças no comportamento do animal para detectar problemas de saúde mais cedo.
Fonte: Fast Company Brasil