Empresa ainda está em fase de estudos e o software ainda deve demorar para chegar; o navegador de internet teria inteligência artificial integrada

Recentemente, a OpenAI oficializou sua ferramenta própria de busca online para concorrer com o Google. Alimentado pelo GPT-4o, o mecanismo oferece resultados em texto, imagem e oferece links relevantes para os usuários com interesse em se aprofundar sobre assuntos diversos.

Como será o navegador da OpenAI

Agora, novas informações indicam que a empresa está planejando dar um novo passo na concorrência com a gigante das buscas com um navegador de internet com inteligência artificial integrada.

A ideia não é exatamente uma novidade e já vem sendo explorada por empresas como Google, Microsoft e Opera, por exemplo, há bastante tempo. No entanto, a OpenAI quer usar seu posicionamento de autoridade no mercado de IA para impulsionar a popularidade de seu browser.

Segundo uma reportagem do portal The Information, a empresa está estudando seriamente apossibilidade de lançar um navegador totalmente baseado em recursos do ChatGPT como uma alternativa ao Chrome. A intenção é potencializar a experiência de navegação na web com a tecnologia de IA em todos os aspectos.

Por enquanto, a ideia está apenas em fase de estudos e, de acordo com as informações reveladas até o momento, ainda não começou a ser desenvolvida. No entanto, o projeto é encarado com bastante seriedade pela OpenAI, que supostamente já até abriu negociações com empresas parceiras para torná-lo realidade.

O Google, por sua vez, ao mesmo tempo em que tenta se consolidar no setor de IA com ferramentas próprias, enfrenta um momento bastante complicado nos tribunais americanos.

Recentemente, o Departamento de Justiça dos EUA pediu que a empresa venda o Chrome. Foi uma medidas para encerrar o que é foi considerado em agosto deste ano como um monopólio ilegal no segmento. Além disso, o governo propôs outras ações que podem enfraquecer a big tech nos mercados de busca e dispositivos mobile.

Por Vinicius Marques