A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (25) o SearchGPT, um mecanismo de busca com IA e acesso em tempo real as informações disponíveis na internet. A novidade adota um visual já conhecido e apresenta uma grande caixa de texto que pergunta o que o usuário está procurando.
Em vez de retornar apenas uma lista comum de links, o SearchGPT usa inteligência artificial para dar sentido e organizar os resultados. “As respostas têm atribuição e links claros, em linha e nomeados, para que os usuários saibam de onde as informações estão vindo e possam se envolver rapidamente com mais resultados em uma barra lateral”, disse a empresa em postagem oficial no seu blog.
SearchGPT também será integrado ao ChatGPT
- O SearchGPT é alimentado pela família de modelos GPT-4 e estará disponível apenas para 10 mil usuários de teste no lançamento;
- A OpenAI está trabalhando com parceiros terceirizados e usando feeds de conteúdo direto para construir seus resultados de pesquisa, disse a porta-voz da empresa, Kayla Wood, ao The Verge;
- O objetivo é eventualmente integrar os recursos de pesquisa diretamente no ChatGPT.
O que o SearchGPT consegue fazer?
O SearchGPT pode se tornar uma “pedra no sapato” do Google, que também correu para integrar recursos de IA no seu motor de buscas antes das concorrentes. Entre os recursos está o “respostas visuais”, que exibe vídeos gerados por IA da Sora, também da OpenAI.
No topo da tela, aparecem alguns widgets, como previsão do tempo e cotação das ações da empresa:
Os usuários também poderão fazer mais perguntas ou clicar em uma barra lateral para abrir outros links relevantes, como mostra o exemplo de busca abaixo sobre festivais de música:
Para tentar driblar a reação negativa, a empresa afirma que adotou uma abordagem diferente com o SearchGPT. A OpenAI enfatizou que o seu mecanismo de busca foi desenvolvido em colaboração com parceiros como o The Wall Street Journal, The Associated Press e Vox Media.
Todos terão uma maneira de “gerenciar como aparecem nos recursos de busca”, explicou a empresa, além de optar por não ter conteúdo usado para treinamento de modelos de IA.
No fim, lançar o mecanismo de busca como um protótipo é uma estratégia OpenAI para aprimorar o SearchGPT e corrigir erros antes do lançamento para o público (diferente do AI Overviews do Google, que chegou a sugerir usar cola na pizza).
O SearchGPT será gratuito durante o lançamento inicial e, como o recurso parece não ter anúncios, a empresa deve encontrar uma forma de monetizá-lo em breve.