Segundo previsões, ao menos cinco capitais podem bater o recorde de temperatura do ano nesta terça-feira (14). Conforme divulgado pelo G1, as máximas devem variar de 32 °C a 41 °C, com termômetros ficando até 13 °C acima da média de novembro.
- As cidades mais atingidas pela onda de calor são do Centro-Oeste e Sudeste;
- Para esta terça, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Teresina (PI) podem bater o recorde de capitais mais quentes de 2023;
- No domingo, o Rio de Janeiro havia alcançado um recorde de sensação térmica, com 50, 5 graus. Na manhã da segunda-feira, no entanto, quebrou a própria marca, batendo 52,7 graus, conforme informou o Alerta Rio, sistema da prefeitura;
- O RJ é, por ora, a capital com maior variação de temperatura em relação à média para o mês — expectativa é que a capital fluminense registre 41 °C hoje;
- Segundo o Climatempo, no entanto, São Paulo também deve atingir um novo recorde de calor nesta terça-feira, com temperatura máxima de 38 °C. Se ocorrer, será recorde pelo terceiro dia consecutivo.
Ainda conforme o Climatempo, Vitória, Cuiabá, Palmas, Goiânia e Manaus também estão entre as capitais que podem registrar altas temperaturas nesta terça-feira, embora não alcancem recorde.
Já os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná seguem em alerta para tempestades. O Inmet projeta chuvas de até 60 milímetros por hora nos próximos dias, com queda de granizo e ventos intensos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, na segunda-feira (13), o alerta de perigo de forte onda de calor para 13 estados e Distrito Federal. Além de elevar o nível do alerta para algumas capitais, como São Paulo, que entrou em Grande Perigo, o órgão estendeu nesta terça o aviso até sexta-feira (17).
Conforme previsão do Inmet, a nova onda de calor extremo no Brasil deve durar de forma mais intensa até quarta-feira (15).
Texto: Olhar Digital