As instalações serão limitadas a 50 por cento da capacidade, com até 10.000 espectadores domésticos capazes de assistir aos eventos quando os jogos forem abertos no próximo mês, disseram as autoridades na segunda-feira (21).
Os espectadores locais terão permissão para assistir aos Jogos Olímpicos de Tóquio, apesar dos temores em torno da pandemia Covid-19 , disseram autoridades na segunda-feira.
As instalações serão limitadas a 50 por cento da capacidade, com até 10.000 fãs domésticos capazes de comparecer aos eventos quando os jogos começarem no próximo mês , anunciaram os funcionários do comitê organizador e o Comitê Olímpico Internacional na segunda-feira.
Embora as autoridades japonesas continuem a advertir que podem barrar todos os espectadores dos jogos se a pandemia piorar, o anúncio sugere que os organizadores estão avançando com planos de realizar os jogos para a multidão, apesar das críticas de alguns especialistas médicos.
A decisão foi tomada pelas cinco partes envolvidas na organização dos jogos: o Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Paraolímpico Internacional, o Comitê Olímpico de Tóquio, o governo metropolitano de Tóquio e o governo do Japão.
Se outras medidas governamentais foram implementadas para evitar a propagação do vírus, o número de espectadores permitidos nas instalações dos jogos poderá ser alterado, disse o comunicado das cinco partes.
A decisão está em desacordo com o principal consultor médico do país, que recomendou na semana passada que a maneira mais segura de realizar as Olimpíadas seria sem fãs. O Dr. Shigeru Omi já havia chamado de “anormal” realizar as Olimpíadas durante a pandemia.
Além dos limites para o número de espectadores, os organizadores disseram que devem ser usadas máscaras em todos os momentos nas instalações dos jogos e que é proibido gritar e falar alto.
Os fãs internacionais foram impedidos em março de viajar ao Japão para os Jogos Olímpicos deste verão devido à pandemia de Covid-19 .
Os jogos, que estavam originalmente programados para acontecer em 2020, foram adiados para este verão e estão programados para começar em 23 de julho. No entanto, há dúvidas sobre como o Japão irá prevenir novos surtos do coronavírus.
Tóquio e outras áreas estão atualmente sob o status de “quase emergência” até 11 de julho. Isso substituiu um estado de emergência total mais severo que vigorava até o fim de semana passado.
Os organizadores dizem que entre 3,6 milhões e 3,7 milhões de ingressos estão nas mãos de residentes japoneses.
fonte: NBC News