quinta-feira,19 setembro, 2024

Oficina Técnica incentiva produtores frutícolas do Norte a buscarem novas oportunidades de renda

A iniciativa fez parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvido pelo Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural do município. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura. 

Durante o encontro, o técnico de campo da ATeG Cristhian Felini falou sobre o Mercado e as Tendências na Fruticultura. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis, Mauro Kazmierczack, a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG, Taiane Plautz, e os técnicos de Campo do programa no município. Também participaram representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Caixa Econômica Federal e outras entidades. 

O grupo é formado por 30 produtores da região que recebem suporte e direcionamento técnico para a gestão das propriedades. As principais variedades de frutas cultivadas são: pera, uva, caqui, maçã e citrus.

De acordo com Carine a assistência técnica tem sido fundamental para o desenvolvimento das propriedades da região tanto na gestão quanto na melhoria da renda e nas áreas social e ambiental. Taiane complementa que o programa vem cumprindo com o propósito de apresentar um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, focando em uma gestão eficiente que resulta em avanços expressivos no desenvolvimento das empresas rurais.  

FRUTICULTURA EM SC 

De acordo com a Epagri, Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã. A banana ocupa o 4º lugar entre os produtores do país e outras frutas como a pitaya, a ameixa, o maracujá, o pêssego e a uva também estão conquistando espaço no estado. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a ATeG com foco para a fruticultura iniciou em 2017 e, desde então, atendeu mais de 406 produtores em 42 municípios catarinenses. “Atualmente, participam 10 grupos com 298 fruticultores no Estado. A ATeG somada às ações de outras entidades e de órgãos como a Epagri e o Sebrae, por exemplo, vem contribuindo para que Santa Catarina conquiste espaço crescente na produção de uma variedade de frutas”. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, ressalta que o programa oportuniza uma gestão sustentável, eficiente e lucrativa. A ATeG é um modelo inovador que oferece atendimento personalizado, a partir de uma metodologia própria aplicável a todas as cadeias produtivas. “Com o programa estamos atingindo nossos objetivos de fortalecer a fruticultura do estado e as demais cadeias produtivas atendidas no estado”.

A coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o programa capacita os produtores de frutas para o empreendedorismo e a gestão do negócio, ajuda a elaborar o planejamento estratégico da propriedade e, consequentemente, eleva a renda e a produtividade. “As ações envolvem todos os processos da cadeia produtiva e possibilitam aprofundar conhecimento nas áreas econômica, social e ambiental e na gestão do negócio”.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados