sexta-feira,22 novembro, 2024

Oferta de vagas que demandam uso do ChatGPT salta 21 vezes desde novembro, aponta LinkedIn

O relatório também aponta que o uso de termos ligados à inteligência artificial apresentados como skills nos perfis dos profissionais aumentou 75% desde o começo do ano

Nesta semana, o LinkedIn divulgou o relatório Future of Work Report: AI at Work, que traz um panorama sobre o mercado de trabalho desde o boom da IA generativa. Segundo a plataforma, com o lançamento de ferramentas como o ChatGPT, no fim de 2022, as empresas voltaram sua atenção para a IA, seja para o desenvolvimento da tecnologia ou para a implementação da mesma no dia a dia de trabalho.

“Este relatório foi desenvolvido para ajudar profissionais e líderes empresariais a entender o que está acontecendo”, explica o LinkedIn. Os dados foram obtidos por meio de mais de 950 milhões de profissionais. Entre os principais insights, o documento destaca que, desde novembro, as ofertas de emprego que mencionam novas tecnologias de IA, como GPT ou ChatGPT, aumentaram 21 vezes globalmente – considerando apenas as ofertas feitas em inglês.

Desde o início do ano, o uso de termos ligados à IA, como GAI (IA generativa, na sigla em inglês), ChatGPT, Prompt Engineering e Prompt Crafting, aumentaram 75% na plataforma. Segundo o LinkedIn, esses termos são utilizados por profissionais adicionando tais skills aos seus perfis.

Singapura foi o país onde os profissionais mais adicionaram termos aos perfis para mostrar suas habilidades com IA. Segundo a análise do mês de junho, a região teve um aumento de 20 vezes no uso de termos do tipo. A Finlândia aparece em segundo lugar (16x), seguida de Irlanda (15x), Índia (14x) e Canadá (13x).

“A adoção de IA e a otimização de seu uso certamente levará tempo, mas, neste momento, parece que o ritmo de difusão está em andamento. O resultado econômico global mais interessante é aquele em que a inovação pode escalar fronteiras e impulsionar o crescimento da produtividade para todos”, escreveu Karin Kimbrough, economista-chefe do LinkedIn

Outro dado interessante aponta que 47% dos executivos dos Estados Unidos acreditam que o uso de IA generativa aumentará a produtividade da sua empresa, e 92% concordam que as habilidades das pessoas são mais importantes do que nunca. “Isso significa que os empregos não desaparecerão necessariamente, mas mudarão, assim como as habilidades necessárias para realizá-los”, destaca o relatório.

“Quando falamos sobre o impacto da IA no trabalho, o que realmente estamos falando é como as pessoas vão adotar essas ferramentas e continuar a fortalecer as habilidades das pessoas que as complementam”, conclui Kimbrough.

Fonte: Época Negócios

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados