Apoiada pelo Movimento Bem Maior, E-Hive e pela Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), a Escola Aberta do Terceiro Setor realiza o curso gratuito e on-line sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Agenda ONU 2030 e ESG – sigla que significa environmental, social and governance, ou seja, ambiental, social e governança.
A ideia do curso é apresentar em 20 aulas a importância de temas como os ODSs e as práticas ESG – que se referem a práticas e indicadores que analisam o impacto e o desempenho das organizações em relação à sustentabilidade – para a construção de uma sociedade mais justa, tolerante e sustentável.
Débora Verdan, coordenadora de conteúdo da Escola Aberta do Terceiro Setor, conversou com o Observatório do Terceiro Setor e reiterou a importância do aprendizado dos conceitos de desenvolvimento sustentável e a aplicação prática desse conhecimento visando impactos positivos e relevantes para a sociedade.
Além de 20 aulas com diversos especialistas nos assuntos, o curso também conta com 80 vídeos, 20 provas, 40 textos , 25 horas de carga horária e entrevistas, artigos, além de relatórios sobre cada um dos temas abordados. Após concluir todas as atividades propostas e ter a nota mínima de 75% nas avaliações, é possível emitir um Certificado de Conclusão.
Durante as aulas, os alunos terão acesso aos indicadores, aos ODS e a cada uma de suas metas, para que desenvolvam uma visão sistêmica e integrada da aplicação dos ODS em organizações da sociedade civil, empresas e governos.
De acordo com Débora Verdan, o curso disponibilizado pela Escola do Terceiro Setor apresenta diversas ferramentas para a melhoria da governança, comunicação e captação de recursos para as organizações do terceiro setor.
ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas presentes na Agenda ONU 2030, um plano de ação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco na paz e na prosperidade. A Agenda da ONU foi aprovada em 2015 em uma reunião que contava com a presença dos 193 países que integram a Organização das Nações UNidas (ONU).
Existem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para serem cumpridas até 2030. Dentre os ODS temos temas como erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem estar, educação de qualidade e outros.
Quando estamos falando de ESG, significa que falamos das práticas utilizadas para medir e avaliar como as empresas e organizações estão aplicando a sustentabilidade e a ética em suas ações. Os três pilares do ESG – ambiental, social e governança – ajudam a gerar um maior impacto socioambiental.
A Escola Aberta do Terceiro Setor é uma instituição que trabalha em prol da evolução do terceiro setor como um todo, sempre visando a consciência socialmente responsável e ambientalmente sustentável para a formação de uma sociedade mais igualitária e justa. A ideia da escola é promover ações de ensino que desenvolvam competências e habilidades para que os cidadãos possam contribuir para a modernização de processos e estruturas de organizações do Terceiro Setor.
Redação Observatório 3º Setor