No evento Made On YouTube na quarta-feira, a empresa anunciou um novo espaço dedicado para criadores interagirem com seus fãs e espectadores. O espaço, chamado “Comunidades”, é como um servidor Discord integrado ao canal de um criador. Com as Comunidades, o YouTube espera que os criadores não precisem usar outras plataformas como Discord ou Reddit para interagir com os espectadores.
As comunidades são um espaço para os espectadores postarem e interagirem com outros fãs diretamente no canal de um criador. No passado, os espectadores eram limitados a deixar comentários no vídeo de um criador. Agora, eles podem compartilhar seu próprio conteúdo na Comunidade de um criador para interagir com outros fãs sobre interesses compartilhados. Por exemplo, a Comunidade de um criador fitness pode incluir postagens de fãs que estão compartilhando vídeos e fotos de sua caminhada mais recente.
Para começar, o recurso está disponível apenas para assinantes.
“Você conhece esse sentimento, essa magia, essa alegria que vem de encontrar um grupo de pessoas que simplesmente te entendem”, disse Bangaly Kaba, diretor de Gerenciamento de Produtos do YouTube, durante o evento. “Comunidades é um lugar onde você pode escolher criar isso com seus fãs. Este é um lugar onde você e seus fãs podem se reunir para construir conexões ainda mais profundas sobre os tópicos e vídeos que você ama, não apenas postando atualizações entre os carregadores ou pedindo opiniões ou ideias, mas pela primeira vez, os assinantes irão desencadear suas próprias discussões com você e entre si.”
A empresa vê as Comunidades como um espaço dedicado para conversação e conexão, ao mesmo tempo em que permite que os criadores mantenham o controle sobre seu conteúdo. As conversas nas Comunidades devem fluir ao longo do tempo, diz o YouTube, como fariam em qualquer outro ambiente de fórum.
O novo recurso Communities não deve ser confundido com o recurso Community do YouTube , que é um espaço para criadores compartilharem texto e imagens com espectadores. O recurso foi lançado em 2016 e não permite que espectadores interajam entre si.
O YouTube está testando Comunidades agora em dispositivos móveis com um pequeno grupo de criadores. A empresa planeja testar o recurso com mais criadores ainda este ano antes de expandir o acesso a canais adicionais no início de 2025.
Por Aisha Malik