Após a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegou praticamente a 100% em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), informou que solicitou o auxílio dos demais estados da federação para a possível transferência de pacientes com à Covid-19.
O Secretário de Saúde Gilberto Figueiredo explica que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano, e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga.
“Estamos vivendo em Mato Grosso e em todo Brasil uma situação muito crítica. O que começou no Amazonas, Roraima, Rondônia, hoje é uma realidade em pelo menos 12 estados. Em março do ano passado, tínhamos 124 UTIs no estado. Hoje são 482 leitos de UTI, mas nós não estamos mais encontrando profissionais para assumir essa demanda”, afirmou Gilberto Figueiredo.
De acordo com a nota de esclarecimento da pasta, “até o momento, não houve confirmação por parte dos estados”. O pedido do Governo vem em meio ao colapso da maioria da rede hospitalares de outros estados do país.
“O sistema hospitalar já colapsou. A procura por profissionais está grande, mas não há pessoas. As empresas têm dificuldades para atender nossas solicitações. Existe um colapso já estabelecido no sistema SUS. É preciso fazer uma escolha pela vida ou pela morte”, afirmou Gilberto Figueiredo.
O Secretário explica que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano, e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga.
54 pessoas estavam na fila a espera por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E que somente no município de Várzea Grande, havia nove pessoas intubadas aguardando uma vaga.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informa que solicitou o auxílio dos demais estados da federação para a possível transferência de pacientes com a Covid-19. Até o momento, não houve confirmação oficial por parte dos estados.
Atualmente, Mato Grosso registra 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Terapia Intensiva. É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga.
Fonte: Governo – MT; SES – MT
Por Elisa Ribeiro