Quando você pensa em um setup poderoso, capaz de lidar com facilidade com qualquer tarefa ou rodar qualquer jogo nas configurações máximas e com 60 FPS, quais especificações lhe vêm à mente? Talvez um PC com 64 GB de memória RAM, um processador topo de linha e uma GPU RTX 4090, da NVIDIA. Pois bem, o PC que você verá nesta matéria é bem mais poderoso do que isso.
A Titan Computers revelou seu novo modelo de computador. Trata-se do A900, uma estação de trabalho poderosa para aqueles que buscam desempenho de ponta. Projetado para lidar com deep learning, inteligência artificial e outras cargas de trabalho exigentes, esta máquina impressiona com suas especificações em um chassi de PC desktop de cor dourada, porém discreta.
O destaque do A900 são os processadores Epyc Genoa de 4ª geração da AMD. A configuração básica apresenta dois CPUs Epyc 9124 de 64 núcleos, totalizando 128 núcleos. Se isso não for suficiente, a Titan oferece uma opção de upgrade para a variante de 256 núcleos do mesmo chip.
O destaque do A900 são os processadores Epyc Genoa de 4ª geração da AMD. A configuração básica apresenta dois CPUs Epyc 9124 de 64 núcleos, totalizando 128 núcleos. Se isso não for suficiente, a Titan oferece uma opção de upgrade para a variante de 256 núcleos do mesmo chip.
Naturalmente, com uma contagem de núcleos tão grande, você precisará de muita memória de alta velocidade. O A900 vem de fábrica com 64GB de RAM DDR5 ECC, mas pode ser expandido para impressionantes 6TB. 6 TERABYTES de RAM em um computador! É loucura demais!
Os CPUs Genoa são baseados na arquitetura Zen 4 da AMD, a mesma tecnologia encontrada na série Ryzen 7000. Quando foram lançados no final de 2022, trouxeram melhorias em IPC, velocidades de clock e contagem de núcleos. Eles também introduziram novos recursos, conectividade e recursos que exigiram um novo soquete, o SP5. No entanto, a linha foi desde então superada pelos processadores Epyc 9005 “Turin”, que estrearam no início deste mês, oferecendo até 192 núcleos Zen 5c.
Quanto a outras especificações, o A900 básico inclui um SSD NVMe de 1TB para armazenamento, juntamente com um HDD empresarial de 4TB. O armazenamento pode ser expandido significativamente, com opções para SSDs de 8TB e HDDs de 20TB. Os gráficos são alimentados por uma Nvidia Quadro T400, embora GPUs profissionais de ponta, incluindo modelos com resfriamento líquido, estejam disponíveis. O resfriamento é gerenciado por dois coolers de CPU SilverStone e cinco ventiladores de alto desempenho.
A expansão também é bem suportada, apresentando duas portas Ethernet RJ45 10GbE, quatro portas USB, uma porta USB 3.2 Gen2x2 Type-C frontal, além de conectividade WiFi 6E e Bluetooth 5.3. O chassi mid-tower Chariot de alumínio anodizado e aço fornece uma estrutura limpa e robusta para todos os componentes de alto nível no interior.
Então, quanto custará esse desempenho extremo? O modelo básico, equipado com 128 núcleos e 64GB de memória, começa em $7.975. Isso dá pouco mais de R$ 46 mil na cotação atual. Mas se você optar pela versão totalmente equipada com 256 núcleos, 6TB de RAM e upgrades adicionais, estará olhando para um preço impressionante de $120.000. Ou seja, quase R$ 700 mil! E isso nem inclui a cópia necessária do Windows 11 Pro que você precisará para essa configuração poderosa.
Fonte: Techspot