sexta-feira,22 novembro, 2024

O que são e para que servem os agrotóxicos?

Substâncias químicas são largamente utilizadas nas lavouras para eliminar pragas e regular o crescimento das plantas; entenda

Os agrotóxicos são substâncias químicas nocivas e sintéticas, utilizadas em grande escala nos ramos da agricultura para eliminar pragas e auxiliar no desenvolvimento da vegetação. Contudo, estes pesticidas oferecem muitos riscos e podem comprometer a saúde humana. A seguir, confira mais informações sobre o que são os agrotóxicos, para que servem e seu impacto no corpo humano e na natureza.

O que são os agrotóxicos e qual a sua utilidade?

Agrotóxico é um termo genérico que classifica um conjunto de substâncias químicas sintéticas (criadas em laboratório), as quais incluem drogas como inseticidas, herbicidas, e até fungicidas. Cada uma destas fórmulas possui funções amplas para exterminar diferentes formas de vida que atacam as lavouras agrícolas, como fungos, insetos, larvas, carrapatos e muito mais. Uma vez que os fármacos são administrados no campo e as pragas são eliminadas, os agricultores retomam o controle sobre o crescimento e desenvolvimento da vegetação.

Os primeiros protótipos de agrotóxicos surgiram no século 19, quando Othomar Zeidler descobriu o composto. Mas apenas no século seguinte começou a ser utilizado na agricultura como uma forma de veneno para matar vetores de doenças e insetos. O passado deste conjunto de drogas, contudo, reserva mais detalhes: foi largamente utilizado como arma química, durante a Segunda Guerra Mundial, para matar aqueles considerados inimigos do nazismo.

Mas como eles atuam nas pragas? Isso vai depender do composto químico utilizado. Os inseticidas, por exemplo, costumam atacar o sistema nervoso dos insetos para eliminarem-nos, enquanto os herbicidas atuam evitando o nascimento ou proliferação de algumas plantas. Independentemente do alvo, a utilização é sempre a mesma: proteger a lavoura de agentes que a destruam.

Há algum problema no uso dessas drogas na lavoura?

Os agrotóxicos, embora muito eficientes para livrar os campos de pestes, acabam danificando tudo aquilo que tocam: solo, humanos, e até as próprias lavouras. A lista de problemas é imensa e apenas tende a crescer, mas, de forma geral, são substâncias que se acumulam nos organismos vivos e que causam uma infecção perigosa, capaz de levar à óbito tanto os humanos quanto a biodiversidade ao redor. No Brasil, algumas das drogas mais utilizadas são: Glifosato, Acefato, Atrazina, Mancozeb, e 2,4-D.

Mas o que usar no lugar destes agrotóxicos? A agricultura orgânica é uma forma de plantio e cultivo baseada em métodos naturais, a qual lida com pestes de uma maneira que não destrói tudo ao redor. Por exemplo: é possível exterminar uma praga utilizando um predador maior para controlá-la. Também é possível utilizar os chamados de biopesticidas, que consistem na utilização de alguns organismos para destruir outros (como bactérias, que eliminam outros seres vivos)

Texto: Wagner Edwards

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados