Quem nunca ouviu falar em um dos tipos mais eficientes de Marketing, o “boca a boca”? Durante milênios, o bom e velho “Marketing boca a boca” se mostrou um método qualificado de divulgação.
Atualmente ele continua firme e forte. E como estamos na era da digitalização dos meios, dos blogs e das redes sociais, o Marketing boca a boca evoluiu para o que hoje chamamos de Social Commerce.
Se você tem (ou ainda pretende ter) uma loja online e se deparar na web com conteúdos do tipo “5 dicas de como vender na internet”, ou “como montar uma loja virtual em 8 etapas”, não pode ignorar os impactos que o Social Commerce exerce na sua loja.
Por isso, para saber ainda mais detalhes, estratégias e conceitos em relação a essa tendência, confira os tópicos a seguir.
Social Commerce – As redes sociais entram em ação
Não é um exagero afirmar que o Social Commerce, de certa forma, é a propaganda de boca a boca versão online. A razão para simples é bastante óbvia: ele consiste nas compras e recomendações de produtos por meio das redes sociais.
Na prática funciona assim: o cliente não efetua a compra pela loja virtual ou pelo Marketplace, mas sim, pelas redes sociais.
Tal fenômeno não é surpresa, visto que hoje em dia é quase impossível encontrar alguma pessoa que não utilize pelo menos uma rede social.
As próprias redes, antenadas com essa abordagem dos usuários, passaram a desenvolver mais recursos que facilitam esse tipo de ação.
Entretanto, se levarmos em conta o quanto elas são onipresentes no dia a dia de uma parcela significativa do público, o Social Commerce se torna realmente uma eficiente solução de vendas.
Para isso, esse tipo de estratégia funciona levando em consideração alguns princípios básicos, como, por exemplo:
- Desenvolver conteúdos que facilitam e estimulam o compartilhamento, aumentando com isso o engajamento em relação ao produto ou serviço em questão.
- Acompanhar métricas para avaliar o engajamento do público
- Destacar a marca nas postagens
O impacto do Social Commerce nas suas vendas
Desde tempos imemoriais o “boca a boca” sempre rendeu bons resultados em vendas, já que ele consiste em uma espécie de conexão, em que um amigo recomende para um amigo que recomenda para dois amigos e assim por diante.
Essa dinâmica não é diferente do que ocorre hoje nas redes sociais, em que um contato fala a respeito de uma determinada marca.
Além disso, lembre-se: ao contrário do dono da loja virtual, o consumidor na rede social não faz uma propaganda da marca com o intuito de efetuar uma venda. Se ele faz isso, é porque realmente encontrou qualidades no produto e faz questão de divulgar.
Em suma: o “boca a boca” nas redes sociais é pautado por um detalhe muito importante para qualquer processo de compra e venda: a credibilidade.
Por essa razão, não é de se admirar que os principais impactos do Social Commerce para as vendas podem ser diversos conforme veremos a seguir.
Fortalecimento da marca
As redes sociais estreitam ainda mais a relação entre a marca e os consumidores, estabelecendo a partir daí uma melhoria na interação com o público e até mesmo uma maior humanização da marca.
O Social Commerce também promove o aumento de tráfego e resulta em mais engajamento, algo que, convenhamos, otimiza a experiência do usuário e pode aumentar as vendas.
Aliás, esse é um dos reais objetivos do Social Commerce, fazer o cliente reparar que mais pessoas confiam naquela solução que ele está prestes a adquirir, o que gera fidelização e realiza o sonho de todo e qualquer gestor: contar com defensores da sua marca.
Consolidar mais autoridade
O conteúdo é um artigo valioso na era digital, especialmente para quem trabalha com vendas. É por meio de conteúdo que um produto ou serviço é divulgado e que os consumidores entram em contato com as mais diversas marcas.
Sabendo disso, o conteúdo nas redes sociais é um prato cheio para assegurar a autoridade de qualquer loja virtual, afinal, estamos falando de um conteúdo muitas vezes compartilhado pelos próprios clientes.
Anúncios mais segmentados e personalizados
Ao investir nas mídias pagas das redes sociais, há a possibilidade de segmentar os anúncios levando em conta as características e o perfil do seu consumidor. Com isso, as oportunidades de cliques e realização de compras ganham mais força.
Também vale salientar que diante os indicadores, a divulgação é feita a partir de um planejamento mais coeso, viabilizando obter um melhor retorno do investimento.
Protagonismo do cliente
O Social Commerce também pode gerar no cliente a sensação de pertencimento, que ele é mais do que um simples consumidor. Isso aumenta a afinidade e a identificação dele com a marca.
Com todo esse protagonismo é inevitável que o consumidor realize uma compra e passe a divulgar a marca. Ainda mais se o atendimento for de excelência.
Saiba como colocar em prática o Social Commerce
Os impactos do Social Commerce são positivos, porém apenas quando são aplicados com o devido cuidado e planejamento. Por isso, confira abaixo as principais dicas sobre o assunto.
Tenha ferramentas auxiliares
Se é para investir em conteúdo nas redes sociais, então que ele seja realizado de maneira organizada, planejada e obedecendo critérios estratégicos e as características da rede em questão.
Felizmente, hoje em dia, não faltam ferramentas que são grandes parceiras para quem almeja se aventurar no Social Commerce. O Ease.ly, o Hootsuite e o BuzzBundle são apenas algumas das recomendações.
Preste atenção nos conteúdos criados pelos usuários
Quando perceber que algum usuário criou conteúdo relevante acerca da sua marca, você tem aí uma chance de interação.
Nas redes sociais muitas coisas podem acontecer e um simples fato pode se tornar viral. Quando isso ocorre de forma espontânea e positiva pode ocorrer aí a maior e melhor campanha publicitária gratuita para uma marca. Portanto, fique atento a isso.
Não publique recomendações falsas
Também evite falsas recomendações. Priorize a ética! Caso os clientes percebam qualquer tipo de enganação, o estrago será enorme e, muitas vezes, sem chance de conserto.
Conte com a ajuda do E-mail Marketing
Quem disse que e-mail é coisa do passado? Ao contrário do que especulam pelos recantos da web, o E-mail Marketing tem tudo para auxiliar o Social Commerce por meio de mensagens personalizadas e segmentadas.
Para isso, é muito importante ter em mãos uma ferramenta de E-mail Marketing eficiente. O Mailchimp é apenas uma delas.
Conclusão
Em suma, o Social Commerce se traduz em: não despreze as redes sociais. Instagram, Facebook, TikTok e muitas outras são o habitat natural dos mais variados perfis de clientes.
Dessa forma, graças ao Social Commerce você tem a oportunidade de utilizar as redes sociais para transmitir mais credibilidade, autoridade e assegurar ótimos resultados em vendas.
Portanto, fique atento para essas dicas e use o Social Commerce de forma estratégica e a seu favor.
Fonte: HPG