O modo confidencial do Gmail permite enviar mensagens e conteúdos anexados de forma sigilosa, a fim de evitar que alguém acesse suas informações indevidamente. Nesse caso, o material fica impedido de ser compartilhado com outras pessoas e até mesmo pode exigir senha e ter data para expirar — no melhor estilo do filme Missão Impossível.
Além disso, o destinatário fica impossibilitado de realizar ações como copiar, imprimir, encaminhar e baixar o conteúdo. Entretanto, o modo confidencial do Gmail não impede que terceiros tirem print da tela ou fotos do material.
O recurso também se mostra limitado contra softwares maliciosos capazes de burlar as defesas do recurso. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de enviar conteúdo sensível usando o modo confidencial — e é altamente recomendado que você o faça somente com destinatários de confiança.
Como usar o modo confidencial do Gmail
O modo confidencial do Gmail costuma ser liberado para praticamente todos os usuários, mas pode demonstrar limitações para contas geridas por empresas. Dessa forma, talvez seja necessário conversar com o administrador da conta e solicitar a liberação da ferramenta.
Outra facilidade da ferramenta do Google é sua disponibilidade em qualquer versão do serviço de e-mails, tanto no celular quanto no computador. Confira abaixo o tutorial mais adequado para a sua situação.
No celular
Embora o aplicativo do Gmail tenha algumas diferenças pontuais como localização dos botões no iOS e no Android, o modo confidencial funciona da mesma forma para ambas as plataformas.
Veja a seguir como ativar a ferramenta antes de enviar o seu e-mail:
- Na tela inicial, toque em “Escrever”;
- Toque no ícone de três pontos, no canto superior direito;
- Selecione “Modo confidencial”;
- Defina data de validade, senha e toque no ícone de conclusão.
Pronto, aí basta você redigir o e-mail normalmente e enviá-lo logo seguida com proteções adicionais.
No computador
O modo confidencial do Gmail no computador está disponível na versão web do serviço de mensagens no Google. Além disso, é muito prático acessar a ferramenta e personalizar com os níveis de segurança desejados, pois é tudo muito intuitivo.
Confira abaixo como deve ser feito:
- Na tela inicial, clique no botão “Escrever”, no canto superior esquerdo;;
- Clique no ícone de cadeado, no canto inferior direito;
- Defina data de validade, senha e clique em “Salvar”.
Depois disso, você deve usar o Gmail normalmente, isto é, escrever sua mensagem e clicar para enviá-la.
O que acontece ao abrir um e-mail confidencial
Existem alguns eventos que ocorrem ao abrir um e-mail enviado no modo confidencial no Gmail. Se você receber uma mensagem com esse nível de segurança, ela terá as seguintes características:
Botões de copiar, colar, baixar, imprimir e encaminhar até ficam aparentes na interface, porém permanecem desativados a fim de garantir sigilo para quem enviou o e-mail;
Você é capaz de visualizar a mensagem até a data de validade estipulada pelo remetente, e essa mesma pessoa tem direito de revogar seu acesso ao conteúdo quando bem entender — mesmo após o envio do e-mail;
O remetente pode exigir uma senha para que você acesse o conteúdo, inclusive é possível receber a sequência alfanumérica por SMS ou e-mail.
Por: Fabrício Calixto