O que é e como corrigir o erro 403 do Caixa TEM?

0
104
Divulgação/Caixa Econômica Federal

O aplicativo Caixa TEM acabou sendo utilizado por muitos brasileiros após seu papel como a conta em que o Auxílio Emergencial durante a pandemia era depositado. Meses depois da última parcela do benefício, ainda existem muitos usuários que abraçam a poupança digital da Caixa Econômica e ainda a utilizam – e nesse processo, acabam se deparando com alguns erros, como o “forbidden” ou erro 403.

O erro 403 não é exclusivo do Caixa TEM, aparecendo em diversas aplicações online sempre que algo ou alguém tenta alcançar um endereço, domínio ou site em que o acesso esteja proibido naquele momento. No caso do app de poupança digital, porém, como há finanças envolvidas, é comum que a população fique mais apreensiva com o problema.

Elucidamos, a seguir, os motivos que podem levar a ocorrência desse erro no Caixa TEM, e também como os usuários podem tentar corrigir o problema. Confira:

Os motivos pelo qual o erro 403 do Caixa TEM ocorre

Existem diversos motivos que podem levar o erro 403 a ocorrer no aplicativo do Caixa TEM. As principais são as seguintes:

  •  Erro no servidor da Caixa Econômica: nessa situação, a falha de acesso ocorre pela instabilidade na conexão com o servidor do banco, quando, por exemplo, muitos usuários tentam acessar suas contas ao mesmo tempo;
  •  Falha de conexão de internet: nesse caso, o erro vem diretamente da conexão utilizada pelo usuário para acessar o aplicativo, que pode estar passando por instabilidades momentâneas e assim não é capaz de concluir a conexão com os servidores da Caixa Econômica;
  •  Versão antiga do app: o aplicativo pode estar desatualizado, com a recomendação nesse caso sendo que o usuário vá para a loja de programas do sistema operacional de seu smartphone e procure por possíveis atualizações para o Caixa TEM;
  •  Caixa TEM sem permissões corretas no smartphone: o app também pode estar sem as permissões corretas para seu pleno funcionamento, como acesso à localização do aparelho ou situações relacionadas.

Como corrigir o erro 403 no Caixa TEM

Sabendo os fatores que podem levar o aplicativo Caixa TEM a apresentarem o erro 403, os usuários podem tentar realizar algumas ações visando o pleno funcionamento do programa. Compartilhamos elas a seguir:

  • Ao se deparar com o erro, certifique-se que a conexão do celular com a internet está estável;
  • Em caso de muitas tentativas seguidas sem sucesso, aguarde alguns minutos antes de realizar a próxima, já que pode estar ocorrendo algum erro por demanda no servidor da Caixa Econômica;
  • Confira se o Caixa TEM está com as permissões corretas no dispositivo. Tanto no iPhone quanto no Android isso pode ser checado nas configurações do celular, clicando e aplicativos > Caixa TEM > Permissões;
  • Caso ocorram muitas tentativas sem sucesso, a recomendação é que o usuário teste também o acesso em outros dispositivos, para conferir se não pode ser um problema do celular utilizado.

Caso nenhuma das correções descritas acima solucionem o problema, a recomendação é que os usuários procurem a agência da Caixa Econômica mais próxima para comunicar a questão, ou mesmo entrem em contato pela central telefônica do banco, acessível a partir do número 111 — os atendentes saberão identificar possíveis problemas de ordem do sistema, como incongruências cadastrais, e indicar o caminho para a rápida resolução deles.

Fonte: Canal Consulta PúblicaFinanzero

Por: Dácio Castelo Branco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui