O aplicativo Caixa TEM acabou sendo utilizado por muitos brasileiros após seu papel como a conta em que o Auxílio Emergencial durante a pandemia era depositado. Meses depois da última parcela do benefício, ainda existem muitos usuários que abraçam a poupança digital da Caixa Econômica e ainda a utilizam – e nesse processo, acabam se deparando com alguns erros, como o “forbidden” ou erro 403.
O erro 403 não é exclusivo do Caixa TEM, aparecendo em diversas aplicações online sempre que algo ou alguém tenta alcançar um endereço, domínio ou site em que o acesso esteja proibido naquele momento. No caso do app de poupança digital, porém, como há finanças envolvidas, é comum que a população fique mais apreensiva com o problema.
Elucidamos, a seguir, os motivos que podem levar a ocorrência desse erro no Caixa TEM, e também como os usuários podem tentar corrigir o problema. Confira:
Os motivos pelo qual o erro 403 do Caixa TEM ocorre
Existem diversos motivos que podem levar o erro 403 a ocorrer no aplicativo do Caixa TEM. As principais são as seguintes:
- Erro no servidor da Caixa Econômica: nessa situação, a falha de acesso ocorre pela instabilidade na conexão com o servidor do banco, quando, por exemplo, muitos usuários tentam acessar suas contas ao mesmo tempo;
- Falha de conexão de internet: nesse caso, o erro vem diretamente da conexão utilizada pelo usuário para acessar o aplicativo, que pode estar passando por instabilidades momentâneas e assim não é capaz de concluir a conexão com os servidores da Caixa Econômica;
- Versão antiga do app: o aplicativo pode estar desatualizado, com a recomendação nesse caso sendo que o usuário vá para a loja de programas do sistema operacional de seu smartphone e procure por possíveis atualizações para o Caixa TEM;
- Caixa TEM sem permissões corretas no smartphone: o app também pode estar sem as permissões corretas para seu pleno funcionamento, como acesso à localização do aparelho ou situações relacionadas.
Como corrigir o erro 403 no Caixa TEM
Sabendo os fatores que podem levar o aplicativo Caixa TEM a apresentarem o erro 403, os usuários podem tentar realizar algumas ações visando o pleno funcionamento do programa. Compartilhamos elas a seguir:
- Ao se deparar com o erro, certifique-se que a conexão do celular com a internet está estável;
- Em caso de muitas tentativas seguidas sem sucesso, aguarde alguns minutos antes de realizar a próxima, já que pode estar ocorrendo algum erro por demanda no servidor da Caixa Econômica;
- Confira se o Caixa TEM está com as permissões corretas no dispositivo. Tanto no iPhone quanto no Android isso pode ser checado nas configurações do celular, clicando e aplicativos > Caixa TEM > Permissões;
- Caso ocorram muitas tentativas sem sucesso, a recomendação é que o usuário teste também o acesso em outros dispositivos, para conferir se não pode ser um problema do celular utilizado.
Caso nenhuma das correções descritas acima solucionem o problema, a recomendação é que os usuários procurem a agência da Caixa Econômica mais próxima para comunicar a questão, ou mesmo entrem em contato pela central telefônica do banco, acessível a partir do número 111 — os atendentes saberão identificar possíveis problemas de ordem do sistema, como incongruências cadastrais, e indicar o caminho para a rápida resolução deles.
Fonte: Canal Consulta Pública, Finanzero
Por: Dácio Castelo Branco