A comoção em torno da possibilidade de Elon Musk destruir sua própria empresa foi exagerada. A verdadeira questão com o “X” — que todos ainda chamam de Twitter — é simples: o aplicativo não é tão útil e não houve inovações significativas desde a suposta reformulação.
Não é para Elon Musk melhorar seu comportamento. Na verdade, os usuários não se importam tanto assim. Navegamos por nossos feeds de notícias e vemos os últimos acontecimentos, reviramos os olhos para surtos cheios de palavrões, mas sempre voltamos às nossas atividades diárias. Todas as palhaçadas são apenas uma distração. Não nos importamos muito com o drama.
O próprio Elon Musk sabe disso. Nas últimas semanas, enquanto causava problemas e denunciava anunciantes, ele também soltava alguns comentários reveladores, especialmente durante uma entrevista para o The New York Times. Ele reconhece o quanto as massas (ou, em sua linguagem, as pessoas na Terra) determinam os resultados da plataforma.
Atualmente, não achamos que haja muito valor em usar o “X”, ou Twitter, muito menos que ele valha uma taxa de assinatura. E o verdadeiro problema é a total falta de inovação. Há muita fumaça, mas nenhum fogo. A última inovação valiosa é o Twitter Spaces, que mal funciona e foi lançado em 2021.
Cobrar dos usuários não é uma inovação. Ninguém vai pagar pelo privilégio de poder editar um tweet. Não consigo pensar em uma única inovação no Twitter nos últimos anos que faria alguém querer usar o aplicativo. Enquanto a marca é famosa por hashtags e tweets, ela continua a cair na obsolescência, não por causa do vitríolo e das manchetes dramáticas, mas simplesmente porque não há nada útil no aplicativo.
Como Elon Musk poderia mudar isso?
Agora é a hora de aplicar a perspicácia e a criatividade que o ajudaram a construir a Tesla e a SpaceX para o “X”. Musk, faça algo incrivelmente imaginativo que nunca vimos antes. Invente novos recursos que sejam tão novos e úteis quanto a hashtag. Nos impressione com sua incrível genialidade e, talvez, nos dirigiremos em massa para o serviço. Construa o prometido “aplicativo de tudo”. Construa qualquer coisa. Queremos uma rede social que nos ajude a realizar nosso trabalho e a nos comunicar de maneira eficaz.
Esqueça o drama. Não funcionou.