No último dia 20 de junho, a Central de Decorados da Plaenge foi palco de um evento que reuniu grandes nomes do empreendedorismo feminino para debater “O Papel da Liderança Feminina no Mundo dos Negócios”. Realizado pelo Lide Mato Grosso e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-MT), o evento contou com a participação de líderes que vêm transformando seus setores com competência e inovação.
A vice-presidente do Lide Mulher, Célia Pompeia, abriu o evento ressaltando a importância de promover espaços de discussão sobre o protagonismo feminino no ambiente corporativo. Formada em economia e especialista em finanças, ela atuou como vice-presidente e presidente do Grupo Doria por quase 30 anos.
Patricia Morelli, diretora da FCDL-MT, diretora da CDL Jaciara, coordenadora da Pasta Mulheres que Constroem o Varejo e empresária, explicou o objetivo do encontro. “Trazer network, conhecimento e trazer as nossas dores para que mais líderes venham fazer parte desse mundo dos negócios”.
Alline Benfatti, Sócia de Compliance na Grant Thornton Brasil, com mais de 14 anos na área de consultoria e gerenciamento de projetos, destacou a importância do envolvimento da sociedade e da criação de políticas corporativas inclusivas. “Quando a gente fala desse avanço, ele não deve ser por si só, mas falamos de programas que a sociedade começa a reforçar o poder público, como o programa Emprega + Mulheres, que facilita créditos para empreendedoras, questão dos desafios de licença-maternidade e flexibilização do regime de trabalho”.
Ulana Bruehmueller, Diretora Executiva da Refrigerantes Marajá, compartilhou sua experiência na gestão de uma empresa tradicional em um mercado competitivo. Formada em serviço social, ela revolucionou sua carreira ao agarrar a oportunidade de assumir a gerência da unidade de Rondonópolis, deixando sua cidade natal, no interior de Santa Catarina, para assumir a posição. Ela atua na Refrigerantes Marajá há quase 30 anos.
Kelayne Cruz, diretora de Tecnologia & Inovação do Grupo Canopus, enfatizou a importância da presença feminina no setor de tecnologia. “Eu não sou formada na área de tecnologia e inovação, então me senti ainda mais numa síndrome de impostora, me questionando se essa vaga era realmente minha, se eu merecia, mas quando você tem a humildade de saber que você pode aprender e a vontade de aprender, você corre atrás”, destacou Kelayne.
Lorenna Bezerra, proprietária do Galeto Cuiabano, destacou a necessidade de buscar cada vez mais qualificação e de fazer parte de uma cooperativa, associação ou sindicato que possa proporcionar uma voz mais forte e representativa nas negociações e na defesa de direitos. Ela destacou ainda a importância dos processos, pois, para ela, não se gerenciam pessoas, gerenciam-se processos. Tudo tem um processo de como as coisas devem ser feitas, desde a forma de preparo do galeto até a forma de atender os clientes.
O evento contou com o patrocínio da CrediSIS e o apoio de Ernesto Advogados e Plaenge. Foram fornecedores oficiais: Leadsfy, BV Creative Play, Lince Inteligência em Marketing e Comunicação, Viña Bebidas Finas, RCE Digital, Odara Hotel, Almagrino, Central CM, GWM, Canopus Veículos e DUAI Marketing e Eventos.
A presença expressiva e as discussões inspiradoras reforçaram a relevância do papel da liderança feminina no mundo dos negócios. Eventos como este são fundamentais para a construção de um ambiente corporativo mais inclusivo e igualitário. O Lide Mato Grosso e a FCDL-MT, junto aos patrocinadores e apoiadores, demonstraram que promover a liderança feminina é essencial para o desenvolvimento econômico e social.