segunda-feira,25 novembro, 2024

O IICA conecta startups de tecnologias para a agricultura com a assessora de investimentos VAMS a fim de impulsionar a transformação digital nas Américas

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) conectou um grupo de startups da América Latina e do Caribe, que atualmente oferecem soluções digitais para o agro, com a empresa assessora de investimentos Vista Alta Management Solutions (VAMS), que dispõe de uma plataforma financeira para alavancar negócios que promovem a transformação digital dessa atividade produtiva na região.

A iniciativa dá continuidade ao compromisso do IICA de promover essa transformação de maneira dinâmica e integral na agricultura das Américas e vincular agtechs (empreendimentos de base tecnológica com enfoque no setor agropecuário) com fundos de investimento ou outras organizações de alavancamento.

O compromisso foi estabelecido na Semana da Agricultura Digital que o Instituto organizou neste ano, do qual participaram 15 startups e outros atores do setor tecnológico e agropecuário da região.

“Com esse esforço geramos, pontes entre atores envolvidos nos novos ecossistemas de inovação tecnológica, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aproveitamento de soluções digitais na agricultura”, explicou o especialista em Agricultura Digital do IICA, Federico Bert.

Do encontro com a VAMS, realizado em duas sessões, participaram 11 startups agtechs: Bloomspal, Incluirtec e Rice Observatory da Colômbia; Agroconsultas, Appi.ar e GBot da Argentina; Neltume Agro e FrescaPesca do Chile, AgtechApps da Guatemala; Hola Trator da Bolívia; e AGP Geoserviço do Equador.

Essas agtechs oferecem soluções, como a prestação de assistência técnica digital, combinando, entre outras, conhecimento especializado e inteligência artificial, monitoramento fitossanitário remoto, ferramentas de irrigação de cultivos para melhorar a produtividade e o uso eficiente de água, aplicações móveis para médias e grandes empresas agropecuárias que exportam os seus produtos, tecnologias aplicadas ao setor apícola para melhorar a rentabilidade e a eficiência e um mercado on-line de produtos frescos e congelados do mar para diversas cadeias de suprimento.

O encontro serviu como primeiro passo em um possível processo de avaliação da VAMS para investir em algumas dessas startups.

“A VAMS oferece uma plataforma de investimentos de impacto orientados para a obtenção de rendimentos financeiros competitivos em negócios que apresentam soluções para desafios relevantes da América Latina”, detalhou o CEO da empresa, Francisco Guia.

“Participar de encontros com investidores promovidos pelo IICA tem um grande valor. Oferece-nos a oportunidade concreta de captar a atenção de partners que podem alavancar o crescimento das nossas companhias. O apoio do Instituto é um grande ativo que gerimos com responsabilidade, é um voto de confiança que recebemos e que reflete o processo de scouting pelo qual as startups presentes têm passado”, acrescentou Nicolás Santinelli, CEO da GBot da Argentina.

Danilo Miranda, CEO da Bloomspal da Colômbia, complementou que o IICA foi fundamental para eles, “tanto no processo de levantamento de capital, como na cooperação com outras empresas no ecossistema de agtechs na América Latina”.

A Vista Alta Management Solutions, com a qual o IICA tem um acordo de cooperação desde junho de 2021, conta com ampla experiência nos mercados da América do Norte e da América Latina e é integrada por um grupo de líderes da região nos setores serviços financeiros, agricultura, energia elétrica, construção, bens de consumo, tecnologia e outros.

Fonte: IICA

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados