O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) é uma organização que atua juntamente com o poder público e a iniciativa privada, promovendo inovação, conforto e segurança para os municípios do país. Presente em mais de 130 cidades de 22 estados do Brasil, o instituto que nasceu em Minas Gerais, agora está trazendo seus serviços para o estado de Mato Grosso.
Surgindo no ano de 2013, o IPGC segue na busca por ampliar a qualidade e a capacidade de atendimento dos serviços públicos, como saneamento básico, iluminação, segurança, energias renováveis e telecomunicação. Um dos programas realizados pelo IPGC é o Brasil Inteligente que promove a implementação de projetos de cidades inteligentes nos municípios brasileiros.
A colaboradora Bárbara Bonfim fica responsável pelo trabalho de conversar com os prefeitos dos respectivos municípios para entender quais são as demandas necessárias de cada cidade e assim definir quais medidas devem ser tomadas em seguida. O instituto também fornece um amparo jurídico para as prefeituras que, por vezes, podem vir a ficarem confusas no meio do processo.
Barbara explica que os contratos de parceria propõem uma redução de gastos enquanto acrescentam tecnologia as estruturas. Visando seguir por caminhos mais sustentáveis, o investimento em energias renováveis é um exemplo de medida que pode vir a estar inclusa nos projetos. As fontes de energias renováveis contribuem para evitar o aquecimento global, dessa forma, protegem o meio ambiente.
“Os projetos geram “efeitos colaterais” positivos para as cidades e consequentemente para população”, afirma Bárbara.
Localizado na região centro-oeste de Minas Gerais e com cerca de 20 mil habitantes o município de Carmo do Cajuru foi o primeiro a ter a PPP de cidade inteligente assinada no país. A PPP prevê a instalação de painéis solares para a geração de energia fotovoltaica em Carmo do Cajuru, o que deve reduzir o consumo de energia elétrica em até 49% ao longo dos próximos 25 anos.
Pensando em inovação, sustentabilidade e conforto para Mato Grosso, a chegada do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades só tem a contribuir positivamente com o crescimento do estado. As parcerias público-privadas oferecem inúmeros benefícios para a população, melhorando o planejamento da infraestrutura dos municípios e aumentando a qualidade de vida das pessoas.
Por: Victória Oliveira.